Imposto de Renda 2024: Operações com ações também devem ser declaradas, saiba como
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024 ocorre no final deste mês, no dia 31. Até lá, ainda há tempo para reunir seus documentos e evitar problemas com o Leão.
Os investimentos em ações são apenas um dos que devem ser declarados. Segundo a Receita Federal, todas as operações realizadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, devem ser declaradas, independente do valor, incluindo compra e venda de ações.
- O PRAZO FINAL DO IR ESTÁ CHEGANDO: Ainda não “se livrou” da declaração na Receita Federal? Clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia de IR para fazer a sua declaração o mais rápido possível.
Entretanto, para aqueles cuja soma das vendas das ações tenha ficado abaixo de R$ 20 mil por mês, sem compra e venda de papéis no mesmo dia (day trade), haverá isenção, mas ainda é necessário preencher a declaração.
Para facilitar o preenchimento da declaração, é importante manter consigo documentos como extratos de conta e notas de corretagem, já que o contribuinte pode ser questionado pela Receita Federal para comprovar as informações declaradas.
Confira o tutorial para declarar ações no Imposto de Renda
- Em “Bens e Direitos”, clique em “Novo” para realizar uma nova posição;
- no item “Código”, busque por “31 – Ações”;
- insira a opção “105 – Brasil” no item “Localização (País)”;
- já na parte de “Discriminação”, é necessário informar a quantidade de ações, o nome da empresa e CNPJ da mesma e, caso haja a necessidade, a corretora utilizada;
- o campo “Situação em 31/12/2022” deve continuar zerado caso as ações tenham sido obtidas em 2023, já o item “Situação em 31/12/2023” deve ser preenchido com a situação das ações até a data especificada.
Mantenha-se longe de problemas com o Leão: Assista ao vídeo completo e saiba tudo que você precisa para declarar seu IR em 2024: