Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: Não recebeu o informe de rendimentos? Veja o que fazer

29 fev 2024, 16:43 - atualizado em 29 fev 2024, 16:43
Imposto de Renda 2024 informe rendimentos não recebeu não recebi o que fazer
Informe de rendimentos é essencial para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Encerra nesta quinta-feira (29), o prazo para que empresas e instituições financeiras enviem o informe com os rendimentos referentes a 2023 para seus funcionários.

O prazo também se aplica para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras.

A disponibilização dos informes de rendimentos é obrigatória e pode ser feita pelo correio ou na forma digital, por e-mail, internet ou intranet.

No entanto, o que fazer nos casos em que o prazo não foi cumprido? O contribuinte pode tomar algumas ações para não ter problemas com o Leão no caso de não ter acesso a todas as informações necessárias.

Imposto de Renda 2024: o que fazer se não recebeu o informe de rendimentos

Nos casos em que o contribuinte não recebe os informes no prazo, a orientação é que procure o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário solicitar um novo documento corrigido.

Caso os dados necessários não sejam enviados corretamente até 31 de maio — último dia do período de declarações –, o contribuinte não precisa perder o prazo. É possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

Diego Zacarias dos Santos, head de auditoria e regulatório da Contabilizei, explica que, pela legislação vigente, não há outro documento que possa substituir o informe de rendimentos. Todavia, caso não receba o informe a tempo, a Receita Federal orienta a consultar e utilizar o informe de rendimentos disponibilizado no Portal e-CAC, mediante login na conta “gov.br”.

Para isso, é necessário que a conta possua o selo de confiabilidade nível prata ou ouro.

Ainda, a recomendação é que o funcionário solicite o documento formalmente, via e-mail, para permitir que a empresa que tenha falhado na obrigação se movimente para entregá-lo quanto antes.

Leia mais sobre Imposto de Renda:

* Com informações da Agência Brasil

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar