Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: É motorista de aplicativo? Veja se você precisa declarar

25 mar 2024, 16:18 - atualizado em 25 mar 2024, 16:18
motorista de aplicativo imposto de renda
Todo contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis em 2023, a partir de R$ 30.639,90, deve declarar o Imposto de Renda.(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Sou motorista de app e não tenho vínculo empregatício, preciso declarar? — Pergunta enviada por um leitor do Money Times via Instagram

Todo contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis em 2023, a partir de R$ 30.639,90, deve declarar o Imposto de Renda. No caso dos motoristas de aplicativos, como Uber ou 99, também é importante apresentar o Carnê-Leão.

Isso porque aqueles que não possuem vínculo empregatício com uma empresa não têm imposto retido em fonte. Mas, como são considerados prestadores de serviço pessoa física, então devem fazer o recolhimento mensal de imposto de renda através do Carnê-Leão.

Imposto de Renda: Como pagar o Carnê-Leão?

Desde 2021, o Carnê-Leão deve ser preenchido pelo e-CAC e o próprio programa que faz o cálculo do imposto sobre o rendimento total recebido no mês.

Devem ser inseridos não só os honorários de serviços, como também despesas com empregados e gastos com a empresa, como aluguel, internet, luz ou material de escritório. No caso dos motoristas, vale incluir gasolina, manutenção, seguro e aluguel do veículo.

Após informar os dados e calcular o valor do imposto, imprima Documento de Arrecadação de Receitas Federais, também conhecido com o Darf, e faça o pagamento no banco. Vale lembrar que o recolhimento do imposto deve ser feito até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento do rendimento.

Esses dados podem ser importados para o programa de declaração do Imposto de Renda.

Se você está com algum pagamento em atraso, o próprio sistema da Receita calcula a multa que deverá ser paga junto com o carnê.

IR 2024: Veja o passo a passo de como fazer o download do programa

O programa do Imposto de Renda 2024 está disponível para download nas plataformas Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.

Após baixar o arquivo no computador, basta clicar na versão executável do programa (.exe), que vai estar na pasta de Download. Basta clicar e em instalar quando o programa abrir.

O contribuinte pode também fazer a declaração pela internet pelo site Meu Imposto de Renda ou utilizando smartphone, ou tablet por meio do aplicativo, também nomeado Meu Imposto de Renda.

Vale lembrar que a temporada de declarações começou em 15 de março e se estende até 31 de maio. Veja aqui o passo a passo para download do programa do Imposto de Renda 2024.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar