Imposto de Renda 2024: Como declarar pelo celular? Veja
Abriu a largada para a declaração de Imposto de Renda deste ano. O prazo vai de 15 de maio à 31 de maio. A declaração pode ser feita através do Portal Gov.br (para contribuinte com conta prata ou ouro) e por meio do Programa IRPF 2024.
Além disso, é possível fazer de forma online pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O aplicativo está disponível para celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS.
- Imposto de Renda 2024: descomplique a sua declaração com a ajuda deste Guia de IR totalmente gratuito. É só clicar aqui para baixar.
Após o download do aplicativo do IR, é necessário conceder permissão do acesso a arquivos de mídia. Ao clicar no “IRPF 2024“, basta entrar em “preencher declaração”. O app oferece três opções, sendo elas: declaração com informações do ano anterior, declaração em branco e declaração pré-preenchida.
O documento “pré-preenchido” do imposto de renda utiliza dados da Receita Federal, como forma de agilizar o processo ao cidadão. Terão acesso a essa opção os contribuintes de níveis prata ou outro no Gov.br.
Depois disso, seis grupos aparecerão na tela do usuário: “identificação”, “familiares”, “rendimentos”, “pagamentos”, “bens e dividas” e “resumo”. Apenas para os campos “pagamentos”, “rendimentos” e “bens e dívidas” que deve informar as formações do patrimônio do contribuinte.
Opções não disponíveis no Meu Investimento
Apesar de ajudar nas declarações, o aplicativo do IRPF 2024 não tem suporte para algumas informações necessárias.
- Mantenha-se longe de problemas com o Leão: Assista ao vídeo completo e saiba tudo que você precisa para declarar seu IR em 2024:
O preenchimento de declarações finais de espólio, rendimentos tributáveis ou pagamentos acima de R$ 5 milhões e imposto pago no exterior são opções que não estão disponíveis no Meu Investimento.
Cuidados na declaração do IRPF 2024
De acordo com o alerta publicado pelo CTIR Gov (Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo), “foram identificadas campanhas maliciosas, valendo-se da importância do tema e do início do período de entrega da declaração”.
Em suma, golpistas utilizam aplicativos e sites para roubar dados dos contribuintes. Dessa forma, o comunicado informa que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil (RFB).