ImóvelTimes

Imposto de Renda 2023: Tem imóvel para declarar? Veja a partir de quanto

27 fev 2023, 16:50 - atualizado em 27 fev 2023, 16:50
Preço do aluguel
Imposto de Renda 2023 vem aí e dá tempo de você se organizar com os documentos de imóveis necessários para a declaração (Imagem: Pixabay/Klaus Aires)

A hora de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está chegando. Entre 15 de março e 31 de maio, contribuintes deverão fornecer as informações relativas a 2022 para a Receita Federal.

Com isso, a Receita divulgou hoje as novas normas para a declaração do Imposto de Renda 2023. Entre algumas mudanças e definições de regras está para a declaração de imóveis.

Qualquer imóvel deve ser declarado?

Contribuintes que adquiriram ou financiaram um imóvel entre 1º de janeiro e 31 de dezembro deverão declarar a aquisição ou o financiamento no IR 2023. Entretanto, desde que o imóvel tenha valor total acima de R$ 300 mil. Isso incluindo terra nua, diz a Receita.

Conforme visto nos anos anteriores, devem ser declarados a compra ou financiamento de prédio residencial, prédio comercial, galpão, apartamento, casa, terreno (ou lote), imóvel rural, sala ou conjunto, construção, benfeitorias, loja e outros tipos de imóveis.

O programa de declaração do Imposto de Renda segmenta cada tipo de empreendimento por números, ou melhor, códigos. A informação será passada à Receita por meio da aba “bens e direitos”.

Saiba tudo sobre a declaração de imóveis financiados no Imposto de Renda 2023

O contribuinte que declarar a compra ou financiamento de um imóvel deverá preencher o campo “Discriminação”, em que devem ser apresentados mais detalhes sobre o empreendimento e a operação financeira.

Novidades no Imposto de Renda 2023

A Receita Federal apresentou algumas novidades para a declaração do Imposto de Renda 2023. Entre elas, está a declaração “pré-preenchida”.

Os contribuintes com contas “gov.br” e que sejam dos níveis ouro e prata terão informações pré-preenchidas no programa de declaração do Imposto de Renda 2023.

As informações importadas da declaração de 2022 e da base de dados do governo federal deverão ser atualizadas, caso necessário, pelo próprio usuário.

E quem irá declarar imóveis terá informações recuperadas sobre a compra, além dos registros em ofício de notas, declarados em operações imobiliárias.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar