Imposto de Renda 2023: Saiba onde consultar e como retirar o informe de rendimentos
A temporada de Imposto de Renda 2023 já está para começar, o prazo para a declaração começa no próximo dia 15 de março e se estende até o dia 31 de maio.
Antes disso, o prazo para as empresas enviarem aos seus funcionários o informe de rendimentos referentes a 2022 termina no dia 28 de fevereiro, a próxima terça-feira.
Os bancos e corretoras também têm até esse dia para disponibilizar os comprovantes de rendimentos aos investidores.
Esse registro é necessário para declarar o Imposto de Renda 2023, em um processo que pode ser organizado e adiantado antes da liberação da Receita Federal.
A busca pelos documentos também é, geralmente, o que mais provoca atraso no processo de declaração. Confira a lista dos documentos necessários para fazer a declaração aqui.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Os informes de rendimento podem ser enviados pelos Correios, mas também são disponibilizados na internet e nos aplicativos dos bancos via Internet Banking.
No caso dos extratos do imposto de renda, as empresas a instituições financeiras precisam fornecer dados com as aplicações realizadas e o saldo em conta.
Informe do INSS
Os contribuintes do imposto de renda que recebem o benefício do INSS podem solicitar um extrato dos rendimentos específicos do instituto.
O pedido do informe do INSS também pode ser realizado pela internet – não é necessário ir até o instituto. O atendimento é imediato e gratuito.
Confira o passo a passo para retirar o extrato de rendimentos do INSS e já se adiantar na declaração do imposto de renda 2023.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!