Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: Saiba como gerar e pagar o DARF

07 mar 2023, 9:00 - atualizado em 06 mar 2023, 16:35
DARF do Imposto de renda
Saiba como gerar pagar a DARF do Imposto de Renda 2023(Imagem: Ag. Brasil/ Marcelo Camargo)

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é utilizado para o pagamento de tributos à Receita Federal, dentre eles, o Imposto de Renda.

Neste caso, o DARF pode ser gerada pelo próprio programa do Imposto de Renda, bem como pelo e-CAC e pelo SicalcWeb.

“Importante lembrar que desde 2020, todos os DARFs para pagamento do imposto de renda podem ser ser emitidos pelo próprio programa IRPF baixado no seu computador”, destaca o Portal da Receita Federal, que indica ainda o e-CAC e o Sicalc como possibilidades.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O prazo para pagamento da DARF é o mesmo do Imposto de Renda, ou seja, entre 15 de março e 31 de maio.

Imposto de Renda 2023: Onde e quando fazer o download do programa da Receita Federal

Vale destacar que, além do Imposto de Renda, o documento pode ser aplicado em diversas situações em que tributos devem ser arrecadados, sendo válido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como pagar a DARF do Imposto de Renda

Após a DARF ser gerada por um dos canais indicados pela Receita Federal, o pagamento pode ser realizado em qualquer instituição bancária, com ou sem código de barras.

Por meio do Sicalc é possível emitir a DARF do Imposto de Renda já com o código de barras e, a partir disto, realizar o pagamento no banco de preferência.

Já no caso de emissão da DARF sem código de barras, basta realizar o preenchimento manual dos dados de pagamento, conforme forem solicitados.

DARF em atraso

No caso de atrasos que ultrapassem o prazo de 30 dias de vencimento, ainda que tenha sido gerado com código de barras, é preciso baixar um novo Sicalc para que o valor esteja atualizado com os juros e os dados deverão ser inseridos de forma manual.