Imposto de Renda 2023: Saiba como declarar saldos na conta corrente
O período de declaração do Imposto de Renda 2023 começou no último mês e dura até o dia 31 de maio.
Faltando menos de dois meses para terminar o prazo da declaração, os contribuintes precisam organizar seus documentos para prestar contas ao Leão.
Quem possui dinheiro parado na conta corrente também é obrigado a declarar, mas apenas nos casos em que o saldo do dia 31 de dezembro de 2022 seja maior do que R$ 140.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Para proceder com o imposto de renda da conta corrente, é preciso ter os dados de saldo bancário, número e agência da conta corrente e os dados da instituição financeira.
Uma vez com os dados separados, o saldo da conta bancária deve ser informado na ficha de “Bens e Direitos”, com o código para conta corrente de IRPF, o “61 – Depósito bancário em conta corrente no país”.
O saldo da conta do dia 31 de dezembro de 2022 estará no campo “Situação em 31/12/2022”, enquanto o campo “Situação em 31/12/2021” deve ser preenchido com o valor da conta no dia referido, que pode ser encontrado com o mesmo procedimento.
Caso o saldo da conta esteja negativo, é preciso declarar dívidas superiores a R$ 5.000. Essa informação deve ser preenchida na ficha “Dívidas e ônus”, com o código “11 – Estabelecimento bancário comercial”