Imposto de Renda 2023: Saiba como declarar gastos com plano de saúde
O período de declaração do Imposto de Renda 2023 começou este mês e dura até o dia 31 de maio. Mas, além das despesas, é muito importante declarar para a Receita Federal certos gastos realizados ao longo de 2022.
Os gastos com saúde, por exemplo, podem ser abatidos do valor a ser pago do imposto de renda. Diferentemente dos gastos com educação, não há um limite para a dedução de despesas médicas.
Um dos gastos que podem ser abatidos do valor devido para a Receita é o plano de saúde próprio ou de dependentes (veja quem pode ser declarado como dependente aqui).
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O plano de saúde precisa ser informado para a Receita na seção de “pagamentos efetuados”, no quadro “dados de pagamento”, usando o código 26.
Para comprovar as despesas, é preciso ter todos os recibos e comprovantes de pagamento realizados ao longo do último ano. Por isso, é importante reunir esses documentos antes de realizar a declaração.
Em casos de plano de saúde pago pelo contribuinte, basta ir na aba de “pagamentos efetuados” e, no campo “valor pago”, informar a soma de tudo o que foi gasto com planos de saúde.
Já para quem possui um plano de saúde empresarial, esses pagamentos não devem ser incluídos na declaração do imposto de renda, uma vez que é responsabilidade da empresa.
Outra possibilidade é o plano de saúde ser pago como coparticipação. Nesses casos, a empresa paga parte e o funcionário paga o restante.
Mas, no momento de declarar esses valores, o funcionário precisa informar apenas os valores pagos por ele próprio para a Receita, que serão abatidos efetivamente do imposto de renda.