Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda 2023: Receita paga lote residual nesta semana; veja se você vai receber

24 abr 2023, 17:57 - atualizado em 24 abr 2023, 17:57
Imposto de Renda 2023
Desde a quinta-feira (20), o contribuinte pode consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril.  (Alexas Fotos/Pexels)

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (28) o lote residual da restituição do Imposto de Renda referente ao mês de abril de 2023. Segundo órgão, 290.934 contribuintes receberão um valor total de R$ 344 milhões.

Desse total, R$ 155,1 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo:

  • 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 248.579 contribuintes não prioritários, de acordo com a Receita.

Segundo a Receita, os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências.

Quem tem direito ao lote residual do Imposto de Renda

Desde a quinta-feira (20), o contribuinte pode consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril. 

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar