Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda 2023: Quais documentos você precisa ter em mãos na hora de declarar?

23 mar 2023, 10:02 - atualizado em 23 mar 2023, 10:02
Imposto de Renda, Receita Federal
Veja quais documentos você precisa ter em mãos na hora de fazer a declaração (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desde o último dia 15, a declaração do Imposto de Renda 2023 está disponível para os contribuintes através do programa da Receita Federal. O prazo para declarar é até dia 31 de maio.

Para prestar as informações com rapidez e assertividade, o contribuinte precisa ter uma série de documentos em mãos que comprovem a posse do bem, ou a existência de uma determinada transação financeira.

É importante frisar que todos os documentos devem ser guardados por cinco anos, em caso de uma investigação do Fisco. 

Além do RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, cópia da última declaração de IR e dados da conta bancária para restituição do IR, cada um dos seguimentos itens da declaração pedem documentos específicos. Veja quais:

Informe de rendimentos:

  • Informe de rendimentos de todas as empresas que trabalhou ou prestou serviços em 2022;
  • Informe de rendimentos de todos os bancos e instituições financeiras em que têm conta ou aplicações financeiras;
  • Recibo de pagamento de aluguel ou o informe de rendimentos da imobiliária;
  • Para quem sacou FGTS e recebeu seguro-desemprego, os comprovantes com os rendimentos estão disponíveis pelo site ou aplicativo da Caixa ou do governo federal Informe de rendimentos do INSS para aposentados ou pensionistas;
  • Informe de rendimentos do INSS para aposentados ou pensionistas.

Para declarar bens e imóveis:

  • Quem vendeu carro, imóvel ou outros bens de valor no ano passado deve buscar os contratos, as escrituras, as notas fiscais e demais recibos que correspondam à transação. Os documentos devem informar nome, CPF ou CNPJ do comprador e do vendedor, valores da negociação e forma de pagamento;
  • Para bens financiados, é preciso informar o banco, o montante financiado, o valor da entrada e das prestações;
  •  Para quem tem casa própria, financiada ou já quitada, é preciso ter é a folha inicial do carnê do IPTU.

Informe de despesas:

  • Recibos e notas fiscais de gastos com consultas médicas, odontológicas, exames, internações, aparelhos ortopédicos, próteses e despesas com planos de saúde;
  • Recibos e notas fiscais de gastos com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou ensino técnico.

Outras informações:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Comprovante de pagamento/recebimento de pensão alimentícia;
  • Documentos que comprovem doações e heranças.
  • Informações sobre dívidas, como crédito consignado ou empréstimo pessoal

Confira as novidades do Imposto de Renda 2023

Isenção para operadores de bolsa que não realizaram vendas

Fica isento da obrigatoriedade do imposto de renda os operadores de bolsas de valores, de mercadorias, ou de mercados futuros que não realizaram vendas no ano-fiscal de 2022, ou cujas somas das vendas é inferior a R$ 40 mil, ou mesmo se não houver ganhos líquidos apurados sujeitos à incidência do imposto.

Este ano, também estão isentos do Imposto de Renda os trabalhadores que recebem salário de até R$ 1.903,98.

Período de entrega em 2023 tem uma semana a menos

Entre as novidades do Imposto de Renda de 2023 está o período mais ‘estreito’ para a entrega das declarações. Começando em 7 de março, o contribuinte teve uma semana a mais para fazer sua declaração no ano passado.

Segundo o Fisco, a nova versão do programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado para download a partir do dia 15 de março.

Novas funcionalidades para as declarações pré-preenchidas

A partir desse ano, será possível ao contribuinte resgatar compra de imóveis, doações efetuadas, criptoativos, saldos bancários e de fundos de investimento.

Além disso, viabilizou-se a autorização para outra pessoa fazer a sua declaração utilizando o formato pré-preenchido. Conforme informado, um CPF autorizado pode executar a declaração de até cinco pessoas, que determinam também o prazo dessa autorização.

Para acessar a nova funcionalidade, é preciso que a pessoa tenha uma conta nível prata ou ouro cadastrada no domínio gov.br, utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Em 2022, quase 3 milhões de pessoas recorreram à declaração pré-preenchida para o IR.

Restituição: PIX e pré-preenchidas dão prioridade na fila

Para o atual ciclo, haverá prioridade de restituição para quem utilizar a declaração pré-preenchida, ou optar por receber a restituição via PIX (modalidade de pagamento introduzida no ano passado).