Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: Prazo para pagamento em débito automático termina hoje

10 maio 2023, 15:36 - atualizado em 10 maio 2023, 15:36
Imposto de Renda 2023
Imposto de Renda 2023: Aqueles que pretendem acertar as contas com à Receita Federal nessa configuração têm até o final do dia para entregar a declaração (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para os contribuintes pagarem a primeira ou única parcela do Imposto de Renda 2023, por meio do débito automático. Aqueles que pretendem acertar as contas com a Receita Federal nessa configuração têm até o final do dia para entregar a declaração.

Amanda Medina, advogada do SA Law Advogados, explica que para fazer o pagamento nesta opção basta ir até à aba inicial do programa de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, onde o contribuinte irá encontrar o item “Imposto a pagar”.

Nessa aba, estão as opções de parcelamento e a opção de débito automático. Após assinalar a opção desejada, o contribuinte deverá inserir os dados bancários na aba ao lado, denominada “Informações Bancárias”.

Para aqueles que entregarem sua DIRPF 2023-2022 até está quarta, a opção é válida tanto para o pagamento do imposto em quota única, quanto para o parcelamento a partir da 1ª quota. Para as declarações entregues a partir de amanhã, a opção de débito automático é válida a partir da 2ª quota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imposto de Renda: 1º lote da restituição

Os contribuintes interessados em entrar no primeiro lote de restituição também têm apenas até hoje para declarar o Imposto de Renda.

O prazo oficial para acertar as contas com o Leão vai até o dia 31 de maio e na mesma data já começa a ser paga a restituição. No entanto, segundo a Receita Federal, as declarações recebidas até 10 de maio estarão habilitadas para entrar no primeiro grupo de quem teve uma retenção na fonte maior do que o imposto devido.

A entrega da declaração amanha não é garantia de que todos vão receberem o dinheiro no final do mês. A Receita irá respeitar a ordem de prioridade, que é a seguinte:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

*Com Juliana Américo