Imposto de Renda 2023: Pix e declaração pré-preenchida terão prioridade na restituição
As novas regras para a declaração do Imposto de Renda 2023 determinaram que aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida ou quem optar pelo recebimento por Pix terão prioridade no recebimento da restituição do IR.
Os pagamentos da restituição do imposto de renda começam em 31 de maio, e foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro.
Os critérios anteriores de preferência na restituição seguem valendo. São eles: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Segundo a Receita, o objetivo das novas modalidades preferenciais do imposto de renda é reduzir os erros na declaração. A opção pelo Pix exige apenas o fornecimento do número de CPF e nenhum outro dado bancário.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
As regras para a declaração do Imposto de Renda foram divulgadas pela Receita Federal na última segunda-feira (27).
Outras mudança no programa do imposto de renda em 2023 é que Receita também passou a disponibilizar a declaração pré-preenchida desde o início do prazo de entrega.
A expectativa é que 25% das 39,5 milhões de declarações recebidas este ano até o final do prazo sejam pré-preenchidas.
Diferentemente do ano passado, quando o período de entrega das declarações tinha início em 7 de março, o prazo para envio do IRPF este ano começa no próximo dia 15 de março e se estende até 31 de maio.
O objetivo da mudança no imposto de renda é permitir que, desde o início do prazo de entrega, todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida, segundo a Receita.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!