Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: O que é imposto de renda retido na fonte?

10 mar 2023, 16:18 - atualizado em 10 mar 2023, 16:18
imposto de renda
O imposto de renda retido na fonte precisa ser declarado por todos os contribuintes para a Receita (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma das modalidades de pagamento do imposto de renda para a Receita Federal.

Quando a tarifa é declarada dessa forma, ele não precisa de intermédio do contribuinte, mas a própria fonte pagadora da renda realiza o recolhimento dos tributos e encaminha o valor para o governo.

Esse tributo é cobrado pela Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), uma espécie de boleto que a fonte pagadora precisa encaminhar anualmente à Receita.

Em 2023, o prazo para o envio da DIRF terminou no último dia útil de fevereiro, referente ao ano-calendário de 2022.

Mas ainda que o contribuinte não participe do processo de pagamento do IRRF, ele precisa incluir essa modalidade de imposto nos documentos a serem declarados para a Receita, já que o processo de declaração engloba todas as fontes de renda do cidadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtos de IRRF

Dentre os rendimentos que são cobrados diretamente na fonte, os mais comuns são o recebimento de salário e algumas rentabilidades de investimentos.

Para os salários, a tabela de cobrança do imposto de renda retido na fonte é progressiva, ou seja, quanto maior for a renda, maior será a alíquota cobrada dela.

Já no caso dos investimentos, alguns que são pagos pela fonte são: títulos de renda fixa, fundos de investimentos e previdência privada.

Em operações comuns de renda variável o IR também é retido na fonte, são elas: swap, mercados à vista, opções, futuros, termo e fundos de índice (ETFs). No caso de operações do day trade, 1% do rendimento é retido na fonte.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!