Imposto de Renda 2023: O que é imposto de renda retido na fonte?
O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma das modalidades de pagamento do imposto de renda para a Receita Federal.
Quando a tarifa é declarada dessa forma, ele não precisa de intermédio do contribuinte, mas a própria fonte pagadora da renda realiza o recolhimento dos tributos e encaminha o valor para o governo.
Esse tributo é cobrado pela Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), uma espécie de boleto que a fonte pagadora precisa encaminhar anualmente à Receita.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Em 2023, o prazo para o envio da DIRF terminou no último dia útil de fevereiro, referente ao ano-calendário de 2022.
Mas ainda que o contribuinte não participe do processo de pagamento do IRRF, ele precisa incluir essa modalidade de imposto nos documentos a serem declarados para a Receita, já que o processo de declaração engloba todas as fontes de renda do cidadão.
Produtos de IRRF
Dentre os rendimentos que são cobrados diretamente na fonte, os mais comuns são o recebimento de salário e algumas rentabilidades de investimentos.
Para os salários, a tabela de cobrança do imposto de renda retido na fonte é progressiva, ou seja, quanto maior for a renda, maior será a alíquota cobrada dela.
Já no caso dos investimentos, alguns que são pagos pela fonte são: títulos de renda fixa, fundos de investimentos e previdência privada.
Em operações comuns de renda variável o IR também é retido na fonte, são elas: swap, mercados à vista, opções, futuros, termo e fundos de índice (ETFs). No caso de operações do day trade, 1% do rendimento é retido na fonte.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!