Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: O que é imposto de renda retido na fonte?

10 mar 2023, 16:18 - atualizado em 10 mar 2023, 16:18
imposto de renda
O imposto de renda retido na fonte precisa ser declarado por todos os contribuintes para a Receita (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma das modalidades de pagamento do imposto de renda para a Receita Federal.

Quando a tarifa é declarada dessa forma, ele não precisa de intermédio do contribuinte, mas a própria fonte pagadora da renda realiza o recolhimento dos tributos e encaminha o valor para o governo.

Esse tributo é cobrado pela Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), uma espécie de boleto que a fonte pagadora precisa encaminhar anualmente à Receita.

Em 2023, o prazo para o envio da DIRF terminou no último dia útil de fevereiro, referente ao ano-calendário de 2022.

Mas ainda que o contribuinte não participe do processo de pagamento do IRRF, ele precisa incluir essa modalidade de imposto nos documentos a serem declarados para a Receita, já que o processo de declaração engloba todas as fontes de renda do cidadão.

Produtos de IRRF

Dentre os rendimentos que são cobrados diretamente na fonte, os mais comuns são o recebimento de salário e algumas rentabilidades de investimentos.

Para os salários, a tabela de cobrança do imposto de renda retido na fonte é progressiva, ou seja, quanto maior for a renda, maior será a alíquota cobrada dela.

Já no caso dos investimentos, alguns que são pagos pela fonte são: títulos de renda fixa, fundos de investimentos e previdência privada.

Em operações comuns de renda variável o IR também é retido na fonte, são elas: swap, mercados à vista, opções, futuros, termo e fundos de índice (ETFs). No caso de operações do day trade, 1% do rendimento é retido na fonte.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar