Imposto de Renda 2023: DARF poderá ser pago com cartão de crédito; veja como irá funcionar
Os contribuintes do Imposto de Renda podem pagar alguns tipos de débitos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) com o cartão de crédito.
Inicialmente, só poderão ser pagos no crédito os débitos de até R$ 15 mil. Serão aceitos cartões de todas as instituições financeiras, com as bandeiras Visa, Mastercard ou Elo.
Segundo a Receita Federal, o contribuinte poderá acompanhar o pagamento do DARF e o comprovante por e-mail e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC).
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Imposto de Renda: Vale todos os pagamentos?
O DARF é um documento que o contribuinte precisa gerar para pagar impostos, contribuições e taxas à Receita.
Será possível usar o cartão de crédito para pagar DARFs numerados emitidos pelo Sicalc Web, pelos parcelamentos ordinários e simplificados da Receita Federal, pelo “Regularize” para débitos inscritos em Dívida Ativa da União, e das multas por atraso na entrega das declarações do Simples Nacional (PGDAS-D e DASN-Simei).
O novo formato foi desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil (BBSA3), e poderá ser realizado nas plataformas mencionadas, na opção “Pagar Online”.