Imposto de Renda 2023: Como declarar o financiamento de um imóvel?
Falta pouco mais de um mês para encerrar o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023. Neste ano, a Receita Federal espera receber quase 40 milhões de declarações e, até a quarta-feira (19), mais de 15 milhões de contribuintes já haviam enviado as informações ao órgão do governo.
Entretanto, os quase 25 milhões de brasileiros que ainda não declararam o IR 2023 devem ter dúvidas sobre como preencher o documento. Entre as dúvidas, está como declarar imóveis.
Sendo assim, todo e qualquer imóvel adquirido ou financiado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 devem ser declarados por meio da aba “bens e direitos” no programa do Imposto de Renda. Porém, desde que o imóvel tenha valor total acima de R$ 300 mil. Isso incluindo terra nua.
Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda?
Cada tipo de imóvel é segmentado por números ou códigos. Com isso, os empreendimentos que devem ser declarados no IR 2023 são prédio residencial, prédio comercial, galpão, apartamento, casa, terreno (ou lote), imóvel rural, sala ou conjunto, construção, benfeitorias, loja e outros tipos de imóveis.
Ainda na declaração do financiamento de um imóvel com recursos próprios, é preciso preencher o campo “Discriminação”, no qual devem ser apresentados mais detalhes sobre o empreendimento e a operação financeira realizada.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A Receita Federal pede ainda detalhes do imóvel financiado como endereço, área total em metros quadrados, o número da Inscrição Municipal e data de aquisição dentro de 2022. Caso o imóvel esteja registrado em cartório, é necessário informar o número da matrícula e o nome do cartório onde foi feito o registro.
No entanto, é importante também informar os dados do financiamento. A declaração do Imposto de Renda 2023, que termina em 31 de maio, pede valor total financiado, o valor da entrada, o número total de prestações, o total de parcelas quitadas e o total de restantes.
Além disso, o contribuinte deve informar a taxa de juros do financiamento e qual instituição financeira concedeu o crédito imobiliário.
Como inserir o financiamento com FGTS?
Contudo, caso o contribuinte tenha recorrido ao FGTS para financiar o imóvel, também é preciso inserir essas informações na declaração do Imposto de Renda. O primeiro passo é comprovar a origem do dinheiro declarado como Fundo de Garantia.
Daí, dentro do programa do Imposto de Renda, é preciso selecionar a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Depois, selecionar o campo “Tipo de Rendimento”, que refere-se às indenizações por rescisão ou acidente de trabalho e FGTS.
Por fim, informa-se dados da Caixa (nome e CNPJ) como pagadora dos recursos e também, quem realizou o saque do FGTS para o financiamento do imóvel e o valor total obtido.