Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022: Veja 4 dicas para declarar

25 maio 2022, 14:27 - atualizado em 25 maio 2022, 14:27
Prazo do Imposto de Renda 2022 encerra no dia 31 de maio, veja como se preparar (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Com a aproximação do prazo para entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que encerra na próxima terça (31), é preciso se preparar para evitar atrasos e erros que levam à malha fina.

Arthur Barreto, advogado tributarista do escritório Donelli e Abreu Sodré Advogados (DSA), apresentaram 4 passos para se preparar realizar a declaração com organização e corretamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recuperar os dados do Imposto de Renda de 2021

Para começar, é preciso ter em mãos o número do recibo da sua declaração de Imposto de Renda 2021 — caso tenha declarado —, além de ser recomendado ter uma cópia, por segurança.

Esse passo é importante para agilizar o processo e auxiliar no preenchimento da declaração, visto que algumas informações podem ser reproduzidas, apenas atualizando o que for necessário.

“A cópia de segurança, assim como o recibo da declaração anterior, pode ser obtida tanto no programa do IRPF usado no ano passado quanto pelo portal eletrônico de atendimento ao contribuinte (e-CAC), que pode ser acessado por login e senha ou certificado digital”, explica Arthur Barreto.

Definir o formato

Quem tem dependentes precisa incluí-los na declaração, sendo assim, é importante definir este detalhe para preencher o formato correto, com todas as informações.

É possível incluir um cônjuge ou filhos de até 21 anos, — ou até 24 anos caso sejam estudantes — no Imposto de Renda Pessoa Física. Nesse caso, os demais contribuintes estão declarando em conjunto.

Samir Choaib, sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, chama atenção para o fato de que o dependente tem que as mesmas obrigações burocráticas, ou seja, “tem que declarar tudo, é a mesma documentação”.

Organizar os rendimentos

Para garantir que todos os rendimentos sejam devidamente declarados, é necessário organizá-los para nada ficar de fora.

Sendo assim, é preciso ter em mãos todos os documentos relacionados aos bens, dívidas, despesas e rendimentos ao longo de 2021.

São eles: holerites; informes de rendimentos e aposentadorias; extratos bancários e de corretoras com a posição de ativos em 31 de dezembro; extratos de pagamento de financiamentos; dados de imóveis e veículos adquiridos ou vendidos; além dos documentos com os dados pessoais.

O informe de rendimentos deve ser solicitado junto às empresas, enquanto as informações bancárias, de corretoras e sobre dos financiamentos e dívidas, podem ser acessadas via internet banking ou nas agências de instituições financeiras.

No portal do INSS é possível ter acesso às informações sobre aposentadorias e benefícios pagos ao longo de 2021.

Os bens, como veículos, imóveis, joias, obras de arte, etc., comprados ou vendidos ao longo de 2021 devem ser comprovador através de seus documentos correspondentes.

Organizar comprovantes de despesas

Por fim, é importante lembrar que algumas despesas podem ser descontadas do Imposto de Renda, sendo assim, é necessário organizar os comprovantes.

Com a comprovação das despesas, é possível favorecer a restituição do Imposto de Renda ou diminuir o imposto devido dos contribuintes. Esses são os casos das despesas médicas, plano de saúde, dentistas, exames de laboratório, educação, etc.

Que precisam ser comprovadas para permitir as deduções, sendo importante obter junto aos prestadores (escolas, faculdades, médicos, dentistas, laboratórios, planos de saúde) todas as informações que digam respeito a tais gastos.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.