Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022: Perdi o prazo, e agora?

01 jun 2022, 12:45 - atualizado em 01 jun 2022, 12:45
imposto de renda, receita federal, doações
Imposto de Renda: Multa para os atrasados é de 1% ao mês sobre o valor do IR devido (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O prazo para a declaração do Imposto de Renda de 2022 encerrou no último dia 31 de maio. Caso você não tenha entregado a declaração, ainda é possível acertar as contas com o Fisco com o pagamento da multa correspondente ao atraso.

O valor desta multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do IR. A cobrança mínima é de R$ 165,74.

O contribuinte tem até 30 dias para pagar a multa. Após o prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda fora do prazo?

Mesmo atrasado, o contribuinte deve preencher a declaração normalmente, seguindo as informações disponíveis no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Após o envio, o usuário receberá uma notificação referente ao lançamento da multa e deverá imprimir a guia DARF com o equivalente ao valor mais o atraso.

São obrigados a apresentar a declaração os cidadãos que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021.

“Quanto antes o contribuinte conseguir preencher as informações e efetuar o pagamento, melhor. Caso não consiga efetuar o pagamento em até 30 dias, serão cobrados juros sobre o valor”, lembra o coordenador dos cursos de finanças do ISAE Escola de Negócios, Pedro Salanek.

É imprescindível que a declaração seja preenchida corretamente, com os dados de rendimentos tributáveis, saldo bancário, bens que adquiriu durante o ano, pagamentos, doações efetuadas e renda variável.

Restituição do IR

Segundo Salanek, dentro do site da Receita Federal, é possível saber a cada mês quais as declarações que já estão liberadas para a restituição.

“As restituições das declarações entregues fora do prazo serão efetuadas com atraso dentro do prazo de junho até dezembro. O contribuinte pode passar a fazer essa consulta todo dia 15 de cada mês, para ver quais os lotes o governo vai liberar”, completa o especialista.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar