Imposto de Renda 2022: B3 (B3SA3) e Grana Capital fecham parceria para ajudar investidor na declaração
A B3 (B3SA3) e a fintech Grana Capital acabam de fechar uma parceria que tem como objetivo facilitar o cálculo e a declaração do Imposto de Renda, cujo prazo para entrega vai até a próxima terça-feira (31).
A partir das interfaces da área logada da B3 (APIs), os investidores poderão autorizar o compartilhamento dos dados de suas posições e movimentações financeiras. Feito isso, eles são liberados para usar os serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs.
A Grana Capital é uma empresa que auxilia no cálculo e no recolhimento do imposto de renda. Segundo o CEO da companhia, André Kelmanson, a parceria alavanca a proposta da Grana, que é simplificar questões burocráticas para quem opera na Bolsa de Valores.
“A parceria com a B3 é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Grana Capital para facilitar a vida dos investidores. O IR de investimentos em bolsa já deixou de ser um problema para milhares de usuários que confiam no nosso aplicativo”, pontua.
Para Kelmanson, aliados a B3, a companhia conseguirá chegar bem mais longe e alcançar cada vez mais pessoas. “Queremos que, em breve, ninguém mais tenha dificuldades com o imposto sobre renda variável”, explica.
Além da declaração, os serviços também valem para o acompanhamento mensal de apuração e recolhimento de IRPF das operações em bolsa. As APIS trazem maior praticidade ao investidor, automatizando o processo da declaração e possibilitando compartilhar informações que estão espalhadas em várias corretoras.
A B3 diz ter entendimento de que o cálculo do imposto de renda em produtos de renda variável é uma das “maiores dores” que o investidor pessoa física possui.
“Muitos investidores não consideram alocação em renda variável também pela dificuldade e desconhecimento das regras tributárias incidentes nesses produtos”, afirma Vinicius Brancher, superintendente de Negócios Pessoa Física da B3.
Fora a Grana Capital, a B3 também tem parceria com a MyCapital e continua buscando novos parceiros que contribuam com o ecossistema da indústria de investimentos.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!