BusinessTimes

Impossible Foods aposta em carne de porco vegetal de olho na China

06 nov 2019, 13:50 - atualizado em 06 nov 2019, 14:25
Uma estreia bem-sucedida na China seria um divisor de águas para o mercado de substitutos da carne (Imagem: Reprodução/Facebook Impossible Foods)

A Impossible Foods planeja lançar uma alternativa vegetal à carne de porco de olho na China, a joia da coroa do mercado global de carnes, que movimenta US$ 2,7 trilhões.

“Já temos protótipos muito bons de carne de porco à base de plantas”, disse o CEO Pat Brown em entrevista na quarta-feira à Bloomberg TV, durante a China International Import Expo, em Xangai. “É realmente apenas uma questão de comercializar e dimensionar isso.”

A China representa 28% do consumo mundial de carne, e o gigante asiático “sempre foi o país mais importante para nossa missão”, afirmou Brown. A empresa está em conversas com potenciais parceiros locais e membros do governo chinês, acrescentou.

Uma estreia bem-sucedida na China seria um divisor de águas para o mercado de substitutos da carne, que atualmente representa menos de 1% do consumo global de carne, mas tem potencial para atingir 9% até 2040, segundo Simon Powell, analista do Jefferies. Os hambúrgueres que imitam o sabor de carne bovina da Impossible já são servidos no Burger King e em outros restaurantes nos EUA. A empresa também quer chegar à Europa.

Mais de 60% da ingestão diária de carne entre consumidores chineses é de produtos de porco, mas a peste suína africana forçou o abate generalizado de suínos. Os preços da carne de porco subiram quase 70% em setembro na China, colocando pressão sobre os orçamentos domésticos.

“Como uma pequena empresa, não vamos preencher o vazio deixado pela epidemia da peste suína africana”, disse Brown. “Mas essa é uma oportunidade, pois as pessoas perceberão o quão a produção de alimentos de origem animal é vulnerável. É um verdadeiro problema de segurança alimentar e queremos ajudar a China a resolver isso.”

Brown disse que membros do governo chinês “estão realmente comprometidos em reduzir sua pegada ambiental e muito conscientes sobre as questões de segurança alimentar”.

“A demanda por carne excede em quatro vezes o que a China pode produzir em suas próprias terras”, disse. “É por isso que toda vez que alguém come um bife na China, uma pequena nuvem de fumaça sobe na Amazônia.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar