AgroTimes

Importações de óleo de palma da Índia devem saltar com demanda crescente e preços mais baixos

21 set 2022, 11:33 - atualizado em 21 set 2022, 11:33
Cachos de frutas de palma na Malásia
O consumo de óleo comestível do país pode aumentar 3,6%, para 23 milhões de toneladas no próximo ano, mostrou a pesquisa (Imagem: REUTERS/Hasnoor Hussain)

As importações de óleo de palma da Índia em 2022/23 podem saltar 9% em relação ao ano anterior devido a um aumento no consumo doméstico e à medida que os preços competitivos permitem que o óleo tropical recupere sua participação no maior mercado do mundo, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quarta-feira.

As aquisições mais altas podem ajudar o principal produtor da Indonésia a reduzir os estoques crescentes e apoiar os preços de referência do óleo de palma da Malásia, que caíram quase pela metade em relação aos recordes do início deste ano.

As importações de óleo de palma no novo ano de comercialização a partir de 1º de novembro podem aumentar para 8,4 milhões de toneladas ante 7,7 milhões de toneladas este ano, de acordo com a estimativa média de nove revendedores e um funcionário do setor consultados à margem da conferência Globoil na cidade indiana de Agra.

O consumo de óleo comestível do país pode aumentar 3,6%, para 23 milhões de toneladas no próximo ano, mostrou a pesquisa.

No último trimestre da atual campanha de comercialização, as importações de óleo vegetal devem ter um salto, o que permitiria ao país iniciar a próxima temporada com estoque inicial de 2,55 milhões de toneladas, acima do 1,7 milhão de toneladas do ano anterior, disse ele.

A Índia compra óleo de palma da Indonésia e da Malásia, óleo de soja principalmente da Argentina e do Brasil, além de óleo de girassol da Ucrânia e da Rússia.

As maiores importações de óleo de palma elevariam as importações totais de óleo comestível da Índia para 14,1 milhões de toneladas em 2022/23 ante 13,8 milhões de toneladas, mostrou a pesquisa.

As importações de óleo de girassol da Índia, que foram interrompidas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, podem aumentar 15%, para 2,5 milhões de toneladas na nova temporada, com a retomada dos embarques da região do Mar Negro, disseram comerciantes.

As importações de óleo de soja, que devem saltar para um recorde de 4,1 milhões de toneladas no ano atual, podem cair para 3,5 milhões de toneladas na nova temporada.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar