Economia

Impacto da guerra na economia alemã durará anos, diz economista

24 ago 2022, 10:05 - atualizado em 24 ago 2022, 10:05
Marcel Fratzscher
“A guerra na Ucrânia causou danos maciços à economia alemã”, disse Fratzscher (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

O impacto econômico na Alemanha da invasão da Ucrânia pela Rússia durará anos, disse à Reuters o influente economista Marcel Fratzscher, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, acrescentando que pode custar 3 pontos percentuais de crescimento este ano.

Fratzscher, cujo instituto assessora o governo da maior economia da Europa em política macroeconômica, disse que o impacto pode durar até 2025, quando a Alemanha deve se livrar de toda exposição ao gás russo.

A Alemanha, que durante décadas prosperou com fluxos confiáveis de gás russo barato, está buscando se reorientar após a eclosão da guerra em fevereiro.

“A guerra na Ucrânia causou danos maciços à economia alemã”, disse Fratzscher em entrevista, adicionando que talvez reste apenas 1,5% do crescimento econômico de 4,5% que ele esperava no início do ano.

O impacto na inflação, através da alta dos preços da energia, também se manterá por igual período, embora rejeite as sugestões de que haja motivo para contenção salarial.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar