Imóvel encalhado? Veja como triplicar a chance de venda
Chegou a hora de fazer o balanço do ano que se aproxima do fim e ver o que deu e o que não deu. E na lista do que não saiu como o esperado, pode constar a venda de imóvel.
Isso porque, no Brasil, a venda de uma casa, apartamento ou de um terreno leva em média 16 meses, segundo levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Nos Estados Unidos, por exemplo, leva-se menos de três meses para fechar negócio.
Por que imóveis demoram a ser vendidos?
O tempo médio para vender um imóvel depende de muitas variáveis e uma delas pode ser a imprecisão do valor do negócio. Tanto que, desse período de um ano e quatro meses, boa parte é consumida pelo ajuste das expectativas de preços de vendedores e de compradores.
Segundo a startup Loft, do setor imobiliário, com o valor do empreendimento bem ajustado ao mercado, as chances de venda aumentam em até três vezes após o anúncio, já que há uma plataforma que usa um modelo automatizado de precificação (AVM).
“Esse modelo segue em constante atualização, conforme entram novos anúncios e transações. Os imóveis que seguem a recomendação da plataforma aumentam em 170% a chance de receberem oferta de um comprador após terem sido visitados”, diz o vice-presidente de estratégia e precificação da startup, Talles Dantas.
Como elevar as chances de venda do imóvel?
Dantas destaca que a análise considera os imóveis que têm exatamente o valor indicado ou até 10% abaixo em relação à imóveis que tinham um preço 40% ou mais acima do recomendado.
“Por exemplo, um apartamento em que o modelo recomenda venda por R$ 1 milhão. Caso o vendedor siga a sugestão e anuncie por R$ 1 milhão, ele terá três vezes mais chance de receber uma oferta do que se ele anunciar por R$ 1,4 milhão”, explica.
O executivo reforça que, para chegar ao preço recomendado, a plataforma compara imóveis à venda ou já vendidos com outros semelhantes anunciados na mesma região. Ele pondera que a ferramenta não faz “um cálculo trivial” do imóvel, porque muitos fatores interferem na definição do preço de venda.
“Sem o auxílio de uma inteligência de dados, em que são analisadas milhares de transações semelhantes, realmente é difícil chegar ao preço real, de mercado”, comenta, acrescentando que, para chegar ao valor ideal, é considerada a localização do imóvel, metragem e valores de IPTU.
No caso de apartamentos, considera-se ainda o andar, a idade do prédio e os valores do condomínio.