Imóveis: Como empresas podem atrair clientes e aumentar vendas pelas redes sociais
Com o comportamento das pessoas pautado no uso das redes sociais e de outras ferramentas, as estratégias digitais passam a ser ponto central no planejamento dos players do mercado de imóveis.
Quase todos nós já tivemos o desejo de compra despertado por conteúdos que apareceram enquanto navegávamos em nosso feed de alguma plataforma. Desta forma, com o crescimento do mercado digital, a gama de possibilidades de abordagem do público-alvo se expande.
Portanto, é importante entender quais são as principais estratégias ligadas ao mercado imobiliário e como elas podem ser úteis. Nesse contexto, podemos abordar os anúncios on-line, que facilitam o contato direto com o público que tem interesse na oferta.
Também é válido focar em estratégias construídas ao longo do tempo, como a indexação dos conteúdos orgânicos da empresa por meio de práticas de SEO e marketing de conteúdo.
Estratégias digitais para o mercado de imóveis
Outra alternativa interessante é oferecer experiências de imersão aos possíveis clientes. Aqui, entram as visitas virtuais pelos condomínios, apartamentos decorados e stands de vendas.
Além de explorar as mesas digitais, na qual a realidade aumentada pode aproximar os futuros compradores dos empreendimentos, como também a assinatura digital do contrato de compra e venda da unidade escolhida, sem a necessidade de sair de casa!
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Não há resposta certa sobre qual é a melhor estratégia para potencializar a presença digital no setor imobiliário. São testes que, por meio de análises, possibilitam aos profissionais entender o que funciona para cada negócio.
Afinal, enquanto a abordagem pelo Facebook traz resultados para um empreendimento, para outro a parceria com influencers pode ser atraente.
Porém, em meio a tantas opções, é fácil perder o foco e querer abraçar todas as oportunidades que surgem. Então, quando as repercussões positivas aparecerem, importa saber a origem e como é possível potencializá-la. Para isso, use e abuse dos relatórios que as ferramentas digitais oferecem, para que as próximas decisões sejam tomadas.
A digitalização do mercado imobiliário
Quando falamos em estratégias digitais, muita gente se prende aos times de marketing e vendas. Porém, eles são apenas a ponta do iceberg do potencial digital no mercado imobiliário.
As transformações que o digital traz afetam todas as áreas da construção civil, desde o canteiro de obras até o escritório de contabilidade.
Por exemplo, enquanto o departamento de marketing é responsável por ações que propagam a imagem da construtora, áreas como a de recrutamento podem encontrar talentos pelo mapeamento digital, enquanto a equipe de relacionamento utiliza os canais para garantir uma experiência de pós-venda ao cliente.
Os meios digitais possibilitam que os profissionais da companhia fortaleçam sua reputação. Por meio de publicações e geração de conteúdo, é possível ampliar a visibilidade pessoal e, consequentemente, atrair novos negócios.
Contudo, por mais que o mercado digital apresente ótimas oportunidades de crescimento, ele não é para amadores. Em meio à tendência da digitalização, todas as empresas estão de olho em como usar a tecnologia para alcançar mais pessoas. Por isso, o foco deve estar em promover estratégias diferentes, com maior impacto e menor custo.
Na BRZ Empreendimentos, o olhar está constantemente voltado à exploração das ferramentas digitais unidas com a análise de dados. Todavia, sempre com foco no cliente.
De nada adianta ter todas as ferramentas em mãos se a experiência dos compradores não for ajustada de acordo com as suas necessidades. O segredo está em utilizar tudo o que o meio digital nos proporciona, mas sempre fazendo a ponte com a construção de uma cultura organizacional moderna e atenciosa com os usuários.
*Eduarda Tolentino é presidente do conselho da BRZ Empreendimentos