Crédito Imobiliário

Imóveis: Caixa faz alerta sobre financiamento; Veja qual

13 maio 2023, 10:30 - atualizado em 12 maio 2023, 20:37
Caixa Economica Federal
Caixa está preocupada com resgastes recordes da poupança e faz alerta sobre impactos em financiamento de imóveis (Imagem: Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Preocupada em como financiar imóveis, a Caixa lançou uma campanha de incentivo para os brasileiros usarem a poupança como ferramenta de investimento.

Em abril, a caderneta de poupança engatou o quarto mês seguido de saques líquidos, somando R$ 6,25 bilhões, segundo dados do Banco Central. Contudo, a aplicação financeira mais procurada por brasileiro encerrou 2022 com um resgate total recorde, de R$ 103,23 bilhões.

Com isso, a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, comentou que a campanha vem na esteira desses fortes resgates já que a caderneta representa, junto com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma das principais fontes de recursos de crédito imobiliário do banco.

“Ao perder recursos em poupança, tornamos o investimento em habitação mais caro, já que temos que ir atrás de outros fundings mais caros para continuar financiando a habitação”, disse a executiva em conversa com jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Financiamento de imóveis, FGTS e o STF

Em relação ao julgamento que está no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a forma como a remuneração do FGTS é calculada, a presidente da Caixa ressaltou à imprensa que uma possível alteração na remuneração do Fundo também podem resultar em um encarecimento do investimento público em habitação.

“Estamos falando de um debate complexo, no sentido de que qualquer mudança na formulação da remuneração do FGTS pode ter impacto sobre os investimentos públicos”, disse.

Entretanto, essas mudanças podem ter um efeito colateral no mercado imobiliário, elevando o custo dos financiamentos. Isso acontece porque muitas das operações que usam o saldo do FGTS contêm uma cláusula que estabelece que a atualização da dívida ocorra mensalmente utilizando o mesmo coeficiente de atualização que é aplicado às contas vinculadas do Fundo.

*Com Estadão Conteúdo e Zeca Ferreira

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.