Internacional

Imigrantes tentam romper fronteira polonesa, e UE prepara sanções contra Belarus

10 nov 2021, 11:24 - atualizado em 10 nov 2021, 11:24
Os 27 embaixadores do bloco devem declarar nesta quarta-feira que o número crescente de imigrantes indo para Belarus para chegar à fronteira da UE equivale a uma “guerra híbrida” (Imagem: Divulgação via REUTERS)

Imigrantes retidos em Belarus fizeram várias tentativas de entrar à força na Polônia de madrugada, disse o governo polonês nesta quarta-feira, anunciando que reforçou a fronteira do país no momento em que a União Europeia se prepara para impor sanções a Belarus por causa da crise.

Os 27 embaixadores do bloco devem declarar nesta quarta-feira que o número crescente de imigrantes indo para Belarus para chegar à fronteira da UE equivale a uma “guerra híbrida” do presidente Alexander Lukashenko, o que cria uma base legal para novas sanções.

“O senhor Lukashenko… explora inescrupulosamente pessoas que buscam refúgio como reféns de sua busca cínica de poder”, tuitou o ministro das Relações Exteriores interino da Alemanha, Heiko Maas.

Ele descreveu como “horríveis” as imagens da fronteira bielorrussa, onde pessoas estão retidas sob temperaturas congelantes com pouco alimento e abrigo, mas disse que a UE não pode ser chantageada.

A UE acusa Belarus de incentivar imigrantes do Oriente Médio, do Afeganistão e da África a tentarem cruzar a divisa ilegalmente por vingança contra as sanções impostas ao governo de Minsk devido a abusos de direitos humanos.

Lukashenko nega usar os imigrantes como armas, e nesta quarta-feira obteve uma nova demonstração de apoio de sua aliada mais poderosa, a Rússia, que culpa a UE pela crise e enviou dois bombardeiros estratégicos para patrulharem o espaço aéreo bielorrusso.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar