IIF

IIF: Temer irá terminar mandato e Dória surge como nome para 2018

26 maio 2017, 14:36 - atualizado em 05 nov 2017, 14:02

O IIF (Instituto de Finanças Internacionais), que representa as maiores instituições financeiras do mundo, acredita que o presidente Michel Temer irá, provavelmente, continuar no comando do governo até o término do seu mandato. Em um relatório obtido pelo Money Times, o IIF explica que não vê um candidato viável para substituí-lo ou a possibilidade de eleições diretas.

Os economistas Ramón Aracena, Brent Harrison e Tariq Khan, lembram, contudo, que as fustrações crescentes com uma classe política amplamente vista como corrupta e incompetente levou à queima de edifícios públicos nesta semana. Eles pontuam, todavia, que a situação tende a melhorar.

“Esperamos que a situação política se estabilize à medida que a economia melhore (por exemplo, retomada do crescimento e queda da inflação) antes das eleições do próximo ano”, dizem.

Eleições em 2018

Aracena, Harrison e Khan avaliam que o baixo apoio ao presidente Temer combinado com o aumento do foco da população sobre a corrupção deve trazer um novo grupo de “candidatos honestos” na eleição presidencial de outubro de 2018.

“Embora a recente turbulência tenha causado frenesi no mercado, esse incidente poderia ajudar o Brasil a se livrar dos candidatos corrompidos e inaugurar uma nova geração de políticos”, destacam.

Entre os prováveis candidatos, o IIF ressalta a presença de Jair Bolsonaro do PP, Marina Silva (Rede) e o prefeito de São Paulo, João Dória, do PSDB. Para eles, o ex-presidente Lula irá perder apoio popular conforme as investigações sobre corrupção avancem.