Iguatemi lidera reabertura de shoppings, aponta BTG Pactual
O número de shoppings reabertos aumentou de 158 na semana passada para 218, de acordo com o Malls Tracker do BTG Pactual (BPAC11). A expectativa do banco é de que aconteça mais atualizações nas próximas semanas com o afrouxamento das restrições de deslocamento estabelecidos por autoridades estaduais.
A Iguatemi (IGTA3) lidera a reabertura, com 37% do resultado operacional líquido (NOI) aberto.
“Como a Iguatemi é concentrada no estado de São Paulo (cerca de 80% do NOI), ela se beneficiou da reabertura de shoppings em cidades menores”, explicaram Gustavo Cambauva e Elvis Credendio, em relatório divulgado ontem (3).
A Multiplan (MULT3) e a brMalls (BRML3) também avançaram no processo de reabertura. Já a Aliansce Sonae (ALSO3) está um pouco atrás em relação aos seus pares devido à sua forte presença no Norte e Nordeste do Brasil.
São Paulo e Amazonas
As maiores mudanças ocorreram no estado paulista, onde 38 shoppings já abriram as portas, todos localizados em cidades pequenas.
A maior surpresa veio pelo Amazonas. Os analistas não esperavam que o governo fosse afrouxar as medidas de distanciamento social, dada a situação dos hospitais e o número elevado de infecções e mortes na região.
“Acreditamos que duas cidades relevantes para os shoppings listados podem afrouxar as restrições logo: (i) Campinas (63% de utilização do UTI); e (ii) Belo Horizonte (60%)”, acrescentaram Cambauva e Credendio.
Ações
O desempenho dos papéis de shopping centers tem se recuperado nas últimas semanas, mas o BTG recomenda seletividade.
“Não acreditamos que o cenário mudou muito: shoppings estão reabrindo a passos lentos, o que significa que a ‘mortalidade’ dos varejistas será grande, colocando em cheque a habilidade das empresas em coletar aluguéis nos próximos meses”, comentou o banco. No começo desta semana, a Iguatemi disse que isentará o aluguel dos lojistas por mais um mês.
A ação top pick do BTG no setor continua sendo a Multiplan.