Empresas

Iguatemi (IGTI11) confirma acordo para compra dos shoppings Pátio Paulista e Higienópolis

09 out 2024, 10:04 - atualizado em 09 out 2024, 10:04
iguatemi
Iguatemi confirma acordo para compra dos shoppings Pátio Paulista e Higienópolis (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Iguatemi (IGTI11) confirmou, nesta quarta-feira (09), que está em tratativas a respeito de uma possível aquisição de participações dos shoppings Pátio Higienópolis e Pátio Paulista.

O posicionamento veio após o Pipeline, site de negócios do Valor Econômico, informar que a companhia teria assinado um acordo de exclusividade para ficar com a fatia da Brookfield nos shoppings centers.

A Iguatemi informou que, de fato, firmou um term sheet, na segunda (07), com o Brazil Retail Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (FIP Retail), de natureza não vinculante, para servir de base para as discussões entre as partes.

Segundo a companhia, o acordo assegura à Iguatemi, pelo prazo acordado, exclusividade para a condução dos trabalhos de due diligence, em que ambas, de comum acordo, poderão decidir avançar com a negociação dos documentos definitivos.

A Iguatemi afirma que não celebrou qualquer outro documento que não o term sheet e encontra-se, neste momento, no início dos trabalhos de auditoria, bem como evoluindo nas tratativas com os demais parceiros financeiros que irão participar da operação.

“A Iguatemi manterá seus acionistas e o mercado em geral informados a respeito de qualquer evolução com relação à operação e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o mercado acha da operação?

Itaú BBA e a XP Investimentos avaliaram que a notícia poderá ter um impacto negativo nos mercados, uma vez que as taxas de capitalização implícitas na transação estão consideravelmente abaixo da taxa de capitalização atual implícita nas ações.

Além disso, os analistas do BBA ressaltam que o tamanho da transação é muito maior do que a dívida líquida da companhia, que está na casa do R$ 1,7 bilhão no segundo trimestre de 2024 — o que aumentaria a alavancagem.

O ponto de atenção da XP é a inclusão do Pátio Paulista na negociação, já que o Iguatemi possui uma parcela do Higienópolis e esta aquisição estaria alinhada à estratégia da empresa.

“Embora esperado, os cap rates parecem exigentes em comparação com o cap rate de negociação do IGTI que é de 15,3% para 2025. No entanto, potenciais mudanças na gestão do Pátio Paulista podem gerar cap rates mais atraentes no futuro”, avalia a equipe.

“Dado o elevado valor da transação, o Iguatemi pode precisar fazer parcerias com fundos de investimento imobiliário (FIIs) para manter seu investimento gerenciável, mas as condições macroeconômicas para a realização de captações significativas por esses fundos permanecem incertas”.

*Com Juliana Caveiro