Tempo Real: Ibovespa se preparar para corte de gastos
A Iguatemi (IGTA3) assumiu as fatias que o IRB Brasil (IRBR3) possuía no Praia de Belas Shopping Centers, de Porto Alegre (RS), e Shopping Center Esplanada, de Sorocaba (SP). O negócio foi feito por meio da IRB Investimentos e Participações Imobiliárias, sua controlada integral.
Embora o negócio tenha sido fechado em novembro, a transferência dos ativos para a Iguatemi só foi oficializada nesta terça-feira (21). Isto porque, entre os termos para a conclusão do acordo, estavam o fim do período de direito de preferência dos outros proprietários dos centros de compra, e a aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
O IRB Brasil era dono de aproximadamente 20% do shopping center gaúcho e 15% do paulista. Segundo comunicados do IRB e da Iguatemi , ambos divulgados nesta terça-feira (21), o negócio foi fechado por R$ 260,1 milhões. Metade do valor já foi pago. O restante deve ser quitado em 180 dias, corrigido por 120% do CDI.
Agora, a Iguatemi passa a deter 57% do shopping gaúcho, e 53% do empreendimento paulista.
A IRB Brasil informa, ainda, que a transação representou um ganho de capital de R$ 84 milhões (antes de impostos), sobre o valor patrimonial dos shoppings.
Veja, a seguir, a íntegra dos comunicados do IRB Brasil e da Iguatemi.
O comunicado do Iguatemi.