BusinessTimes

iFood é acusado de ‘subornar’ clientes que o avaliavam mal no Reclame Aqui, alega jornal

04 abr 2022, 20:42 - atualizado em 04 abr 2022, 20:42
iFood
Empresa é acusada de ‘subornar’ clientes que realizavam reclamações (Imagem: Shutterstock/rafapress)

O iFood foi acusado de comprar avaliações de seus clientes na plataforma de avaliações Reclame Aqui, segundo reportagem do portal The Intercept Brasil. As informações foram reveladas por um ex-funcionário não identificado.

De acordo com as alegações, a empresa disponibilizaria cupons para consumidores que avaliassem o aplicativo de deliveries positivamente no site de reclamações.

Com nota 8,1 nos últimos seis meses, o iFood foi um dos premiados pelo Prêmio Reclame Aqui, conferido a empresas com alto grau de satisfação por parte dos consumidores.

Entre as práticas denunciadas, estão a perseguição de clientes insatisfeitos com “cupons generosos” e sua coação através de mensagens enviadas por atendentes.

Entre os pedidos estavam solicitações como: “É muito importante para que eu consiga adquirir um bom resultado através da sua avaliação do meu trabalho. Conto com você, tá bom?” ou “Olha, me desculpe pelo incômodo, mas gostaria de saber se você poderia avaliar o meu atendimento”.

O portal de notícias teve acesso a planilha de dados utilizada pela empresa terceirizada responsável pelo contato com os clientes e distribuição dos cupons.

No documento, podem ser encontradas as datas das reclamações, o motivo, “grau de dificuldade” do convencimento do cliente. Os consumidores que cediam às solicitações da empresa recebiam a designação “Favorável”.

Nas redes sociais, internautas confirmam as acusações alegando que receberam cupons com diferentes valores após abrirem reclamações contra a o iFood no Reclame Aqui ou outros canais.

Através das datas das publicações, pode ser observado que a prática já acontece desde 2019. Neste relato, um internauta afirma que recebeu um cupom de R$ 20 após abrir uma reclamação.

Em julho de 2020, outro usuário indica o recebimento de um cupom com o mesmo valor após fazer uma reclamação no Reclame Aqui, em particular.

Por fim, já em 2021, um usuário detalha sua experiência e indica, mais uma vez, que utilizou um cupom ganho após a abertura de uma reclamação.

O Money Times entrou em contato com o iFood, mas, até o momento, não teve os pedidos da reportagem atendidos. Essa matéria será atualizada conforme novas informações forem surgindo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar