IFL cancela debate após pedido para desconvidar João Amoêdo
O Instituto de Formação de Líderes (IFL-SP) cancelou o debate entre os presidenciáveis que estava agendado para esta segunda-feira (27) durante o Fórum Liberdade & Democracia. Em nota, o IFL explica que desconvidar o candidato João Amoêdo (NOVO) era uma condição para a participação de outros candidatos.
“Pesou na decisão o caráter apartidário do instituto, uma vez que se fez necessário um critério objetivo para seleção dos participantes (intenção de votos). De público, agora, não temos constrangimento ao informar o ocorrido uma vez que durante todo o processo estivemos em contato com o João e nos desculpamos formalmente pela situação”, explica o IFL.
Em um post no Facebook, Amoêdo disse ser “lamentável que candidatos à Presidência do Brasil tenham atitudes de natureza tão antidemocrática quanto exigir a minha ausência em um debate, impedindo que o eleitor seja apresentado a novas ideias. Por que nossa candidatura assusta tanto?”, questiona. O candidato realiza uma petição online para que possa participar dos debates, hoje com 462 mil assinaturas.
Outro motivo levantado pelo IFL foi a falta de compromisso dos demais candidatos. A rádio Jovem Pan, que transmitiria o encontro, também destacou a incerteza de Jair Bolsonaro (PSL) em participar de debates presidenciais e “a insistência do Partido dos Trabalhadores em manter a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que está impedido pela Justiça de comparecer a debates democráticos”.