Mercados

Ifix fecha em alta, ignorando IPCA, Haddad na Fazenda e queda do Brasil na Copa

09 dez 2022, 19:16 - atualizado em 09 dez 2022, 19:16
fundos imobiliários
Índice de fundos imobiliário fechou em alta, após quatro dias de queda, e recuou quase 1% na semana (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou em alta de 0,15%, aos 2.866 pontos, interrompendo quatro dias seguidos de queda. Em semana esvaziada de negócios, com dois jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o Ifix recuou 0,95%.

Com isso, o índice ignorou a eliminação do Brasil hoje na Copa após a disputa de pênaltis com a Croácia. Antes do jogo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a divulgação dos nomes que irão compor os ministérios em seu governo.

Fundos imobiliários relegam ministros e inflação

O petista confirmou o seu ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como ministro da Fazenda, conforme já vinha sendo ventilado.

“A definição de Haddad já estava no preço do índice, assim como o resultado do IPCA“, comenta o assessor da SVN Investimentos, Vitor Matias. Hoje, foram divulgados os números da inflação oficial do país em novembro.

O IPCA do mês passado subiu 0,41% ante o resultado de 0,59% em outubro. O dado ficou abaixo do previsto pelo mercado (de +0,59%) e apagou a deflação registrada entre julho e setembro.

Para o especialista em fundos imobiliários da Manchester Investimentos, Guilherme Palma, durante a semana, o mercado doméstico operou com a informação de que o nome de Haddad seria confirmado à frente da Fazenda – como será rebatido o Ministério da Economia.

O que vem por aí?

Matias, da SVN Investimentos, diz que investidores estão em compasso de espera por definições fiscais no novo governo para observar o comportamento da curva de juros. Com isso, a tendência do Ifix é “ficar de lado”. “Tudo que o índice tinha para cair já caiu. Acredito que as quedas que ainda possa sofrer sejam marginais”, acrescenta.

FIIs de destaque

No pregão, o fundo Brazilian Graveyard and Death Care (CARE11) liderou as altas, de 2,41%. Já o RBR Properties (RBRP11) recuou 3,53%.

Na semana, porém, a maior alta ficou com o fundo BTG Pactual Agro Logística (BTAL11), com ganhos de 2,87%. Por outro lado, o Capitania Reit FOF (CPFF11) fechou a semana com tombo de 9%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar