Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ideia de IVA dual é facilitar reforma tributária, diz secretário de Política Econômica

Reuters - 10/09/2019 - 11:43
Ministério da Economia
Sachsida integra grupo de economistas do Ipea que estuda modelo dual e modular para implementação do IVA (Imagem: Reuters)

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira que a ideia do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual é tornar processo operacionalmente viável para ser aprovado tanto na Câmara, quanto no Senado.

Em coletiva de imprensa, contudo, ele ressaltou que a decisão sobre o formato final da reforma tributária é de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro junto a seus ministros.

Sachsida integrou grupo de economistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que propôs um modelo dual e modular para a implementação do IVA. O texto do Ipea destaca que uma das vantagens desse desenho é que ele depende apenas de um projeto de lei aprovado no Congresso, e não de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a reforma tributária do governo iria prever um IVA dual, que substituirá impostos federais, permitindo a posterior adesão voluntária de Estados. Na ocasião, ele fez menção direta ao trabalho de Sachsida como um dos autores do estudo do Ipea.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 10/09/2019 - 12:13