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IBP reforça importância do Combustível do Futuro, mas faz ressalvas e espera correções na lei; veja

08 out 2024, 14:41 - atualizado em 08 out 2024, 14:41
combustível do futuro ibp
IBP questiona falta de mecanismos para resguardar os contratos de compra-venda de gás natural e incerteza para investimentos no setor (iStock.com/Eva-Katalin)

Para o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a aprovação do Projeto de Lei do Combustível do Futuro reforça o compromisso do Brasil em liderar o processo de transição energética, promovendo investimentos em inovação e impulsiona o desenvolvimento e a utilização de biocombustíveis sustentáveis.

O IBP reconhece a importância da criação de um ambiente favorável à produção e ao uso de combustíveis renováveis, como o diesel verde (HVO) e o combustível sustentável de aviação (SAF).

“O texto sancionado traz previsões importantes ao introduzir novos biocombustíveis e programas para a descarbonização, atribuindo ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a definição de diretrizes centrais da política energética e assegurando a avaliação de viabilidade técnica como requisito para o avanço das misturas de biodiesel”, disse o Instituto, em comunicado.

No entanto, apesar dos avanços da nova legislação, a parcela renovável do coprocessamento de biomassa na produção de diesel para fins de atendimento às misturas, defendida pelo IBP, não foi contemplada.

O IBP defende que a diversidade de rotas tecnológicas, com isonomia competitiva entre as diferentes alternativas, potencializaria os esforços para a descarbonização e beneficia os consumidores quanto a preço, qualidade e oferta, e esperamos que uma nova legislação corrija a questão.

Descarbonização na lei do Combustível do Futuro

Sobre o programa de descarbonização. por meio de um mandato de aquisição de biometano ou Certificados de Garantia de Origem de Biometano (CGOB), direcionado aos produtores e importadores de gás natural, o IBP mostra sua preocupação em relação aos efeitos dessa política pública sobre o preço e a competitividade do gás natural, além de suas possíveis superposições com outros mandatos e políticas, como o Renovabio e o mercado de carbono.

“O IBP reitera seu apoio ao biometano como combustível importante para a descarbonização da economia. Contudo, ressalta que o fato de o programa não ter um prazo final – aliado à ausência de um mecanismo para resguardar os contratos de compra-venda de gás natural já assinados e ao custo de impor uma forma de descarbonização em detrimento de outras, mais eficientes e que já estão sendo estudadas e implementadas pelos produtores de O&G (óleo e gás) – aumentará a incerteza para os investimentos no setor e os custos da oferta de gás natural”.

Segundo o Instituto, a falta de um prazo final vai no sentido contrário aos objetivos de induzir um aumento da oferta e da competitividade da molécula no Brasil. O IBP e suas empresas associadas reafirmam o apoio à agenda de descarbonização do país e ao compromisso em ajudar o Brasil a se tornar líder global no processo de evolução energética justa.

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