Ibovespa vira para alta com Petrobras (PETR4) e bancos
O Ibovespa (IBOV) subia na tarde desta quinta-feira (4), acompanhando a melhora das ações da Petrobras (PETR4), após a empresa divulgar o relatório de produção do primeiro trimestre.
Por volta das 14h50, o principal índice da Bolsa subia 0,77%, aos 102,8 mil pontos, na contramão dos índices em Nova York. O petróleo tipo Brent, referência para a Petrobras, subia 1%.
Mais cedo, analistas do Goldman Sachs disseram que aumentaram as chances de a estatal anunciar US$ 4,7 bilhões em dividendos, juntamente com os resultados do primeiro trimestre, que serão divulgados em 11 de maio.
“Diversos investidores com os quais conversamos não esperam que a Petrobras anuncie tal dividendo e, portanto, caso isso se concretize, esperamos uma reação positiva do mercado após o anúncio“, afirmaram.
A petrolífera informou na véspera que a sua produção de petróleo no Brasil caiu 4% no primeiro trimestre, na base anual. Nesta quinta, a companhia afirmou que criará um grupo de trabalho com a China Energy International para analisar oportunidades de negócios conjuntos em energia renovável.
Bancos e juros
Ações de bancos também avançavam mais de 2% em meio a uma queda dos juros futuros, no primeiro pregão após o Banco Central sinalizar que o ciclo de cortes da Selic pode começar no segundo semestre.
Ontem, o Copom manteve a taxa básica de juros a 13,75% ao ano, em um momento em que as empresas da Bolsa registram impactos do juro como alta inadimplência e consumo retraído.
Nesse cenário de queda dos juros futuros, varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) subiam mais de 4%. Os balanços do primeiro trimestre também seguem no radar.