Ibovespa: Vale (VALE3) avança e Eletrobras (ELET3) recua nesta segunda (8); entenda
O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (8), enquanto os investidores operam de olho no calendário corporativo.
Por volta das 13h, as ações da Braskem (BRKM5) eram destaque de altas no pregão, subindo 5,85%. A companhia segue o comunicado que a Novonor, antiga Odebrecht, recebeu uma proposta, não vinculante, envolvendo o controle da petroquímica.
As ações da Vale (VALE3) também operavam em alta de 2,13% no pregão, na esteira do salto do minério de ferro no mercado futuro chinês (Dalian), que alimenta expectativas sobre o ritmo da segunda maior economia do mundo.
Os papéis ligados a metais na China iniciam a semana à espera da balança comercial do país, os dados de abril sobre exportações e importações saem hoje à noite.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Os papéis da Vibra Energia (VBBR3) subiam 3,99% no Ibovespa, depois que o retorno da empresa para a Petrobras ganhou força.
As ações ligadas ao petróleo também tinham movimento positivo, na esteira do petróleo Brent, que disparava 2,2% no pregão, negociado a US$ 76,9.
A Petrobras (PETR4) subia 2,46%, a Prio (PRIO3) avançava 1,20% e a 3R Petroleum (RRRP3) tinha alta de 3,9%.
Do lado negativo do Ibovespa, a Eletrobras (ELET3) recuava 1,06%, após a Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizar no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de inconstitucionalidade de pontos abordados na lei que permitiu a privatização da companhia.
A SLC Agrícola (SLCE3) também perdia 6,07% no pregão, depois que o Bank of America (BofA) rebaixou sua recomendação para a companhia, que está prevista para divulgar seus resultados do primeiro trimestre.