Ibovespa vai se recuperar? Índice futuro dá sinais positivos; dólar recua
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta quarta-feira (4) em alta de 0,61%, cotado a 114.300 pontos. Enquanto isso, o dólar recuava 0,47%, cotado a R$ 5,1427, por volta das 9h.
Ontem (3), o Ibovespa (IBOV) engatou mais um pregão de queda, de volta aos 113 mil pontos. Sem o apoio dos índices acionários nos Estados Unidos e das ações de maior peso (Vale e Petrobras), o índice registrou perdas de 1,42% na sessão, a 113.419,04 pontos.
Hoje, a agenda econômica está recheada de dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de diversos países, incluindo o Brasil. No cenário doméstico, há ainda a divulgação do fluxo cambial estrangeiro.
O dia inicia com a expectativa para votação do projeto de lei que prevê a tributação dos fundos exclusivos e offshores. O PL deve alterar os Juros Sobre Capital Próprio (JCP), conforme relator.
O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) não detalhou a nova proposta, mas afirmou que em vez de acabar com esse tipo de remuneração, a ideia é criar uma forma para que o JCP “cumpra efetivamente” seu objetivo de capitalização, e seguir padrões internacionais na regulação do tema.
No entanto, o parecer do relator deixou, ao menos por ora, de fora o assunto. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que caberá ao Congresso julgar a conveniência de incluir no projeto de lei a alteração do mecanismo de JCP.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM OUTUBRO: Essa carteira é uma ótima oportunidade para buscar lucros este mês, assista ao Giro do Mercado aqui e veja a seleção completa.
Mercados lá fora
Nos Estados Unidos, destaque para o relatório de emprego da ADP que pode confirmar a força do mercado de trabalho. As expectativas estão voltadas para a decisão do Federal Reserve sobre os juros nos Estados Unidos, que pode promover mais uma alta neste ano.
Wall Street opera em alta nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq avançavam 0,20%, 0,16% e 0,23%, respectivamente.
Na China, acontece o feriado da Semana Dourada (ou também conhecido como Dia Nacional) entre 1º e 7 de outubro, no qual é comemorada a fundação da República Popular do país.