BusinessTimes

Ibovespa vai perder os 100 mil pontos? Veja a resposta de Fradinho, da Vitreo

09 maio 2022, 10:00 - atualizado em 09 maio 2022, 10:00
Prédio do Federal Reserve Fed Ibovespa juros
Controle remoto: declarações de membros do Fed vão guiar o Ibovespa nesta semana (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, deve enfrentar mais uma queda nesta segunda-feira (9), caso acompanhe o cenário internacional negativo. O Ibovespa Futuro também opera em baixa, reforçando o pessimismo com o mercado à vista. Mas, qual será o limite dessa queda?

Para Filipe Fradinho, analista técnico da Vitreo, futura Empiricus Investimentos, a resposta depende, em grande parte, dos pronunciamentos de membros do Fomc (o equivalente americano ao Copom) nesta semana pós-alta dos juros.

Isto, porque depois de um momento de euforia com o tom supostamente mais brando do Federal Reserve, ao comunicar sua decisão de elevar os juros americanos em 0,5 ponto percentual na semana passada, o mercado se pergunta cada vez mais se o Fed tem sido, de fato, eficiente no combate à inflação e na condução de uma desaceleração econômica.

“Pelo que a gente tem sondado de pronunciamentos anteriores, não está descartada, nem de longe, uma alta de 0,75 ponto nos juros americanos, que é uma alta extremamente agressiva para o mercado de lá”, afirmou Fradinho, na live Perspectivas do Mercado, realizada pelo Money Times toda segunda-feira, às 8h da manhã.

Ibovespa: qual é o fundo do poço?

É justamente o temor de que o Fed adote uma postura mais contundente na próxima reunião que tem pressionado as principais bolsas de valores do mundo nos últimos dias – e, por tabela, o Ibovespa.

Fradinho observa que o suporte mais imediato da Bolsa brasileira está na região dos 102.500 pontos. Caso fure esse piso, o mercado irá testar o suporte psicológico dos 100 mil pontos. “Se perder esse piso, aí, é uma queda direta para os 93 mil pontos”, projeta.

Mas, quais são as chances de o Ibovespa, realmente, perder os 100 mil pontos? Ainda que faltem elementos importantes para cravar uma resposta, como os pronunciamentos dos membros do Fomc nos próximos dias e a evolução do cenário político no Brasil, o analista da Vitreo acredita que o benchmark do mercado brasileiro conseguirá resistir.

“Pelo meu tempo de mercado, acho que o Ibovespa vai segurar nos 100 mil pontos. É uma região muito forte”, afirma.

A live Perspectivas do Mercado vai ao ar toda segunda-feira, às 8h, na conta do Money Times no Instagram. Clique aqui para assistir à edição de hoje (9).

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem-informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar