Mercados

Ibovespa vai acelerar quedas com ata do Fomc? Índice cai pressionado por Bolsonaro

23 nov 2022, 14:27 - atualizado em 23 nov 2022, 14:27
Ibovespa
Postura hawkish do Fed pode pressionar o Ibovespa (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) acelera a queda no meio do pregão desta quarta-feira (23), pressionado pelas preocupações sobre o cenário fiscal do país ainda minando o ânimo dos investidores. Por volta das 14h, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,04%, a 107.904 pontos.

O mercado segue atento à divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês), que acontece às 16h.

O texto pode indicar os próximos passos do Federal Reserve (Fed). Se o banco central americano entender que a inflação começou a reagir, as próximas altas nos juros podem ser mais brandas. No entanto, se os indicadores econômicos não estiverem de acordo com o esperado, o Fed pode fechar a última reunião do ano com mais uma alta de 0,75 pp.

Segundo o sócio e analista da Benndorf, Victor Benndorf, o Ibovespa pode sentir o impacto da divulgação do Fed. Se a ata vier hawkish (elevação de juros e contração monetária) e frustrar o mercado, o dólar pode estressar para cima, além de impactar mais os juros e a Bolsa.

Segundo ele, o risco de alta no dólar ficou mais sensível, uma vez que ameaça a estabilidade inflacionária do país.

“Dentro de uma conjuntura deteriorada aqui, talvez o gringo aporte menos capital, fato que estava colaborando para o câmbio”, afirma Benndorf.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De olho em Bolsonaro e na PEC da Transição

O mercado também monitora os desdobramentos do questionamento pela coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a eleição.

A coligação pede verificação extraordinária dos resultados da eleição de 2022, alegando que o suposto mau funcionamento de alguns modelos de urnas eletrônicas no segundo turno deram equivocadamente a vitória a Lula (PT).

Em resposta imediata à petição, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou que a coligação do presidente faça um aditamento ao pedido inicial para que abranja também o resultado do primeiro turno, ao destacar que as mesmas urnas eletrônicas foram usadas. Se não fizer isso em 24 horas, o pedido poderá ser arquivado.

Em paralelo, os investidores acompanham os movimentos relacionados à PEC da Transição, que abre espaço para mais gastos públicos a partir de 2023.

*Com Reuters

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.