Mercados

Ibovespa tem Selic e Lula no radar da semana; oferta da CVC (CVCB3) é destaque

18 jun 2023, 14:00 - atualizado em 04 jul 2023, 12:19
Lula
Banco Central deve manter a Selic em 13,75% ao ano, segundo expectativa majoritária do mercado. (Agência Brasil/ Marcelo Camargo)

O Ibovespa (IBOV) deve operar em compasso de espera pela decisão de política monetária do Banco Central, que será divulgada na quarta-feira (21), depois do fechamento do mercado.

No radar corporativo, está a precificação da oferta da CVC (CVCB3), que sai na quinta (22).

Na sexta-feira (16) passada, o principal índice da Bolsa fechou em alta semanal de 1,5%, aos 118,7 mil pontos.

Para o analista Sidney Lima, da TopGain, os próximos dias tendem a ser mais tranquilos, já que não há muitos indicadores de alta relevância no mercado internacional.

Ele lembra que a semana deve ser marcada por feriados nos Estados Unidos e na China, o que diminui o volume de negociação global por conta da pausa nas Bolsas.

“Os investidores tendem a ficar atentos a falas do presidente Lula e [do ministro Fernando] Haddad”, destaca o analista. Na semana passada, o chefe do Executivo voltou a criticar a Selic e questionou a autonomia do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic

O Banco Central deve manter a Selic em 13,75% ao ano, segundo expectativa majoritária do mercado. Por isso, será importante o comunicado que acompanha o anúncio.

Segundo analistas, o BC pode adotar um tom mais brando diante da queda recente da inflação e do recuo do dólar.