Ibovespa tem leve queda embalado por temor de guerra comercial
O Ibovespa terminou esta quarta-feira (14) em leve queda acompanhando os mercados internacionais e o temor por uma guerra comercial como resposta às restrições impostas pelos Estados Unidos ao aço importado. O índice finalizou em baixa de 0,28%, aos 86.139 pontos.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
Os principais índices americanos caíram com as notícias de que Donald Trump pode estar preparando mais uma rodada de protecionismo, desta vez contra produtos chineses. Como resposta, o país asiático estaria estuando retaliações contra o setor aeroespacial do país.
We cannot keep a blind eye to the rampant unfair trade practices against our Country!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 14, 2018
A notícia pesou sobre os ativos da Boeing, que recuaram mais de 2%. Na Europa, os principais índices da região fecharam em direções opostas, com o inglês FTSE em queda de 0,09% e o alemão DAX em leve valorização de 0,14%.
O petróleo, negociado com pequena alta, ajudou a manter as ações da Petrobras (PETR4) em terreno positivo, com alta superior a 1%. Já a Vale (VALE3), impulsionada por dados positivos na China e valorização do minério de ferro, também avançaram cerca de 1%.
Por outro lado, entre os mais negociados, destaque negativo para os papéis do Banco do Brasil (BBAS3), com baixa de aproximadamente 1%, e da Cemig (CMIG4) de cerca de 2,5%.