Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa tem leve alta com exterior no radar; ações da Yduqs saltam mais de 3%

Reuters - 21/10/2019 - 12:05
Ações da Yduqs, conhecida como Estácio, operavam acima de 3% por volta do meio-dia (Imagem: Divulgação)

O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações, com os papéis da Yduqs (YDUQ3em destaque na ponta positiva após a empresa de educação anunciar aquisição do grupo de ensino superior Adtalem.

Às 12:03, o Ibovespa subia 0,18%, a 104.921,87 pontos. O volume financeiro somava 3,88 bilhões de reais.

A bolsa paulista era ajudada pelo viés positivo em praças acionárias no exterior, após declarações do vice-premiê chinês, Liu He, no fim de semana, de que a China vai colaborar com os EUA para lidar com preocupações mútuas.

Nesta segunda-feira, o assessor econômico da Casa Branca também fez comentários otimistas sobre as negociações e afirmou que as tarifas marcadas para dezembro podem ser retiradas se as negociações continuarem bem. Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,4%.

A equipe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco também chamou a atenção para o calendário do Brexit, que continua incerto, mas ainda há chance de que um acordo seja votado hoje.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tentará submeter o acordo fechado com a União Europeia para a saída do Reino Unido do bloco mais uma vez a uma votação no Parlamento nesta segunda-feira.

No Brasil, os próximos dias reservam eventos relevantes, como conclusão da votação da reforma da Previdência no Senado, além do começo da temporada de balanços corporativos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para a equipe da Guide Investimentos, o mercado brasileiro tende a reagir ao início da safra de resultados, embora ainda suscetível à dinâmica dos mercados no exterior, que, nesta sessão, corroboram viés positivo no pregão local.

Destaques

Yduqs (YDUQ3) subia 3,4%, tendo registrado máxima histórica intradia no melhor momento, 40,86 reais (+6,6%), após a empresa de educação anunciar a aquisição do grupo de ensino superior privado Adtalem Brasil por 2,2 bilhões de reais, com vistas a ampliar a oferta em educação e acelerar o crescimento da companhia. No setor, Cogna (KROT3) caía 0,8%.

Vale (VALE3) tinha elevação de 1,7%, em movimento também acompanhado por  CSN (CSNA3), enquanto Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) tinham acréscimos mais tímidos, de 0,2% e 0,4%, respectivamente.

Petrobras (PETR3)valorizava-se 0,4%, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior. Analistas do Itaú BBA reiteraram recomendação ‘outperform’ para as ações, definindo em 38 reais o preço-alvo para o final de 2020, acima dos 32 reais para o final de 2019.

Hypera Pharma (HYPE3) cedia 1,6%, entre as maiores quedas do Ibovespa, tendo de pano de fundo venda do controle do grupo farmacêutico Biotoscana (GBIO33)por 595,66 milhões de reais para a canadense Knight Therapeutics. Os BDRs da Biotoscana, que não estão no Ibovespa, subiam 5,5%, uma vez que a operação dispara OPA.

Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4)cediam 0,4% e 0,3%, respectivamente, enfraquecendo o Ibovespa.

Última atualização por Rafael Borges - 21/10/2019 - 13:16