Ibovespa supera 83 mil pontos com condenação por 3 a 0; PT diz que Lula segue candidato
O Ibovespa disparou nesta quarta-feira (24) renovando sua máxima histórica mediante o entusiasmo dos investidores com a condenação por unanimidade (3 a 0) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4, em Porto Alegre.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
O principal índice de ações da B3 fechou em alta de 3,72%, aos 83.680 pontos, novo recorde. No mercado de câmbio, em meio ao ingresso de recursos externos, o dólar comercial caiu 2,44% vendido a R$ 3,159.
Os desembargadores Victor Laus e Leandro Paulsen acompanharam o relator Gebran Neto e ratificaram na segunda instância a condenação de Lula proferida em primeira instância pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Além disso, decidiram ampliar a pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão.
Próximos passos
Segundo analistas, com a condenação por unanimidade, sem divergência na dosimetria da pena (12 anos e 1 mês), não caberia recurso infringente, apenas o recurso declaratório, apressando o final do processo no TRF-4.
Os embargos devem ser apresentados até dois após a publicação da sentença, segundo a assessoria do tribunal. O TRF4 vai divulgar a íntegra dos votos e o acórdão da sessão de julgamento da apelação criminal do ex-presidente na próxima semana. O cumprimento da pena de Lula só poderá ser feito após esgotados todos os recursos em segunda instância.
Em nota publicada após a decisão, o PT reiterou que Lula continua como o candidato do partido à Presidência da República.
Nota do PT: Não nos rendemos diante da injustiça. Lula é candidato ? https://t.co/Zl9ZeFej5i #PovoComLula pic.twitter.com/14170ika40
— PT Brasil (@ptbrasil) January 24, 2018