Giro do Mercado

Ibovespa sucumbe a Trump e mercados globais nesta sexta (4); é hora de mirar nos FIIs?

04 abr 2025, 13:41 - atualizado em 04 abr 2025, 13:41

O otimismo com o mercado brasileiro diante das medidas tarifárias anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durou pouco. O Ibovespa (IBOV) despenca mais de 3% nesta sexta-feira (4), com o aumento da tensão por uma recessão global.

Para Caio Araújo, analista da Empiricus Research, o investidor não deve ter vida fácil nos próximos dias. “Temos impactos em mente, mas ainda há muita imprevisibilidade. Isso é algo que impacta as bolsas globais, amplia as projeções negativas e torna o mercado mais conservador”, disse Araújo, em entrevista ao Giro do Mercado.

  • E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

As ações da Brava Energia (BRAV3) lideram as perdas do índice, com queda acima de 12%. A guerra comercial entre EUA e China derrubou os preços do petróleo no mercado internacional e fez as empresas do setor caírem em bloco.

Ainda entre as maiores baixas, estão Prio (PRIO3), PetroReconcavo (RECV3) e Petrobras, com queda nas ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4).

O setor de construção civil, que subiu ontem (3), hoje também opera em baixa. “Estamos vendo uma correção. Tudo o que o setor ganhou ontem, perdeu hoje. É um setor mais sensível a movimentações macroeconômicas”, disse Araújo.

É hora de dar atenção para os FIIs?

O analista também comentou sobre a carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) elaborada pela Empiricus. Após um final de ano complicado em 2024, o Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) acumula alta de 6,3% no primeiro trimestre de 2025.

“Alguns fatores contribuíram para o momento de recuperação dos FIIs, como definições mais favoráveis em relação ao ambiente tributário, fluxo de capital mais favorável para a renda variável e sinalizações marginalmente positivas para o término no ciclo de alta da Selic”, afirmou.

Para o mês de abril, o cenário de pessimismo global deve promover volatilidade negativa, trazendo preocupações para o investidor. Na carteira deste mês, a mudança foi a venda integral das cotas do Bresco Logística (BRCO11) e a compra do Kinea Renda Imobiliária (KNRI11).

No último mês, a seleção da Empiricus teve um desempenho positivo de 6,39%. Para acessar o relatório completo, basta clicar neste link.

O especialista ainda comentou sobre outras mudanças de perspectivas para o mercado internacional. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar