Mercados

Ibovespa sobe com alta das commodities e ajuda de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

10 out 2024, 17:15 - atualizado em 10 out 2024, 17:55
ibovespa-ibov-acoes-fechamento
ovespa sobe com alta das commodities e ajuda de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa recuperou levemente as perdas da última sessão, subindo com a valorização do minério de ferro e petróleo. A Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4) se aproveitaram da alta das commodities, subindo, respectivamente, 0,48% e 1,16%.

O índice fechou em alta de 0,30%, a 130.351,73 pontos.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Os conflitos no Oriente Médio, as preocupações com o furacão Milton e possíveis problemas na distribuição de petróleo, ajudaram as commodities a engatarem alta neste pregão.

Com isso, o Ibovespa encerrou na contramão de Wall Street, que fechou em queda. Os índices S&P 500, Nasdaq e Dow Jones caíram 0,21%, 0,05% e 0,14%, nesta quinta (10).

“O mercado ficou bem volátil depois da divulgação dos dados do CPI, que deixou o investidor em dúvida em relação a qual direção tomar”, explicou Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.

O CPI, divulgado hoje, veio levemente acima do esperado pelo mercado, subindo 0,2% em setembro em relação a agosto. Além disso, os pedidos de auxílio-desemprego vieram acima do esperado, batendo recorde.

“São os maiores números desde agosto do ano passado e divergentes porque um recorde de pedidos de auxílio-desemprego pede corte de juros, mas, ao mesmo tempo, com a inflação vindo acima do esperado, faz com que os juros também não possam cair tanto”.

As altas e baixas do Ibovespa

As petroleiras Prio (PRIO3) e PetroRecôncavo (RECV3) se surfaram na alta do petróleo, subindo 2,70% e 2,43%, respectivamente.

Os preços subiram cerca de 4% nesta quinta-feira devido ao aumento no uso de combustível nos Estados Unidos antes do furacão Milton passar pela Flórida, riscos na oferta do Oriente Médio e sinais de que a demanda por energia pode crescer nos Estados Unidos e na China.

Na ponta negativa, as varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Natura (NTCO3) fecharam em queda com a alta dos juros futuros hoje, que refletiu a divulgação do IPCA acima das expectativas.

Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar