Ibovespa sobe com ajuda da alta das commodities; veja o fechamento desta segunda (7)
O Ibovespa (IBOV) operou lateralmente nesta segunda (7), tendo leve empurrão com alta das commodities. Com os conflitos no Oriente Médio, o petróleo e o minério de ferro sobem, impulsionando Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).
O índice fechou em leve alta de 0,17%, a 132.017,84 pontos.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
Além disso, o Relatório Focus aumentou a projeção do IPCA para o final de 2024, saindo de 4,37% para 4,38%. A projeção do PIB de 2025 subiu para 1,92% (antes, 1,92%), o que vem constantemente aumentando a expectativa de possíveis aumentos para Selic nas próximas reuniões do Copom.
De acordo com Hemelin Mendonça, especialista em mercado de capitais e sócia da AVG Capital, a grande preocupação é a inflação aumentando, junto com a economia acelerada.
As altas e baixas do Ibovespa
A Vamos (VAMO3) fechou em alta de 0,35%, quebrando as quedas consecutivas que enfrentava nas últimas sessões.
“Após a separação de negócios, a empresa está focada na locação de caminhões, máquinas e equipamentos e não está mais restrita a marcas especificas, o que alavanca as oportunidades de crescimento oferecendo mais produtos”, afirmou Mendonça.
Além disso, as petroleiras Brava Energia (BRAV3), Prio (PRIO3) e PetroRecôncavo (RECV3) surfaram na alta do petróleo, subindo 2,39%, 1,61% e 0,98%, respectivamente.
Na ponta negativa, o setor de varejo derreteu devido ao aumento na perspectiva de IPCA para o final do ano.
A Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) fecharam com quedas respectivas de 2,26%, 1,65% e 2,79%.