Mercados

Ibovespa sobe apesar de Gol liderar perdas após acordo Delta-Latam

27 set 2019, 12:51 - atualizado em 27 set 2019, 12:54
Gol
Ações da aérea recuavam 5,67% às 12:49 (Imagem: Dado Galdieri/Bloomberg)

A bolsa paulista não mostrava uma direção firme nesta sexta-feira, com as ações da Gol (GOLL4) liderando as perdas do Ibovespa, após a Delta anunciar que vai vender participação na companhia aérea brasileira para comprar fatia na rival chilena Latam, enquanto Ecorodovias (ECOR3) era destaque positivo com vitória em leilão de trecho de rodovias federais.

Às 12:49, o Ibovespa subia 0,29%, a 105.624,95 pontos. O volume financeiro somava 4 bilhões de reais.

O último pregão da semana tinha como pano de fundo um cenário misto no exterior, com petróleo em queda e Wall Street sem uma tendência definida, conforme as atenções seguem voltadas para as negociações comerciais EUA-China e desdobramentos em relação ao pedido de impeachment do presidente Donald Trump.

“A insegurança de investidores segue em alta, não sendo necessárias notícias de grande ‘calibre’ para desencadear novas rodadas de alta volatilidade nos mercados”, destacou a equipe da corretora H.Commcor, em relatório a clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Gol (GOLL4) caía 5,8%, após decisão da Delta anunciada na véspera de comprar participação de 20% na Latam Airlines e, assim, vender sua fatia de longa data na companhia aérea brasileira.

Na esteira, Smiles (SMLS3), controlada pela Gol, recuava 4,9%, com preocupações acerca do destino do acordo de codeshare entre Gol e Delta e assim a competitividade de bilhetes resgatados para os EUA.

Também Azul (AZUL4) cedia 0,4%, dada a percepção de fortalecimento de um rival no mercado brasileiro. Em Santiago, as ações da Latam saltavam mais de 30%.

Ecorodovias (ECOR3) subia 2,2%, após a concessionária de infraestrutura vencer nesta sexta-feira o leilão para concessão de trechos das BR-364 e 365, que ligam Minhas Gerais e Goiás, com um lance de 4,69364 reais para a tarifa do pedágio, um deságio de 33,14% em relação ao preço máximo de 7,02 reais. No setor, CCR (CCRO3) valorizava-se 1,7%.

Itaú Unibanco (ITUB4) caía 0,9%, em sessão de ajustes após forte alta na véspera, com Bradesco (BBDC4) também no vermelho, em baixa de 0,5%.

Banco do Brasil (BBAS3), por sua vez, subia 0,5%, após abertura mais fraca. A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira mandados de busca e apreensão em endereços de gerentes do BB suspeitos de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro.

Ainda no setor, Santander Brasil (SANB11) avançava 2,4%.

Papeis da Petrobras (PETR3PETR4) subia 1,5% e 0,8%, respectivamente, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no mercado internacional. A petrolífera de controle estatal elevou nesta sexta-feira o preço da gasolina em suas refinarias em cerca de 2,5%.

Vale (VALE3) valorizava-se 0,5%, tendo de pano de fundo a alta dos contratos futuros do minério de ferro na China.

BRF (BRFS3) perdia 1,5%, em nova sessão de ajuste negativo no setor de proteínas no Ibovespa. Marfrig (MRFG3) cedia 0,4% e JBS (JBSS3) perdia 0,6%