Ibovespa segue em alta na abertura desta quarta, com petróleo, Fed e inflação no radar
O Ibovespa abriu esta quarta-feira (26) em alta, seguindo a tendência positiva do dia anterior, quando fechou com ganhos de 2%. Por volta das 10h10, o principal índice da bolsa subia 1,67%, aos 112 mil pontos.
O desempenho da bolsa brasileira segue o dos mercados internacionais, que amanheceram com índices futuros em alta (EUA +1,2% e Europa +1,9%).
Os investidores aguardam o pronunciamento dos economistas do Federal Reserve, que deverá sinalizar os planos futuros para o aumento da taxa de juros e redução do seu balanço. O mercado espera por quatro altas em 2022.
Ainda no radar, grandes empresas dos EUA, como Tesla (TSLA34) e Intel (ITLC34), reportarão nesta quarta os resultados trimestrais, no período pós-mercado.
Na China, o CSI 300 subiu 0,7%) e o índice de Hang Seng avançou 0,2%.
Petróleo em alta
O petróleo Brent aproxima-se dos US$ 89 por barril, o nível mais alto em 8 anos, com as estimativas da indústria mostrando que estoque dos EUA estão baixos.
As tensões sobre a Ucrânia também vêm contribuindo para pressionar os preços. Segundo a Bloomberg, Opep e aliados devem manter o plano e ratificar outro modesto aumento de produção na próxima semana.
Há pouco, o IBGE divulgou que o IPCA-15 avançou 0,58% em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 10,20%, abaixo da alta de 10,42% do acumulado de dezembro.
Para a XP Investimentos, a alta recente nos preços das commodities deve manter a inflação de curto prazo sob pressão, “apesar do relevante aperto monetário já implementado pelo Banco Central”.
“Uma demanda doméstica mais fraca e uma política monetária global mais restritiva devem ajudar a reduzir a inflação ao longo do ano”, disse a corretora em relatório de abertura de mercado desta quarta.